Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3267
Tipo de documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Grau acadêmico: | Licenciatura |
Título: | Vulnerabilidade social e os impactos na aprendizagem de crianças de cinco a nove anos |
Autor(es): | Souza, Taiane Teixeira |
Orientador(a): | Teixeira, Sirlândia Reis de Oliveira |
Membro(a) da banca: | Guimarães, Rafaela Sousa |
Membro(a) da banca: | Andrade, Maria Eurácia Barreto de |
Referência: | SOUZA, Taiane Teixeira. Vulnerabilidade social e os impactos na aprendizagem de crianças de cinco a nove anos, Amargosa-BA. 2021. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2021. |
Resumo: | Este trabalho de conclusão de curso tem como finalidade compreender de que forma o contexto de vulnerabilidade social dos educandos causam impactos direta ou indiretamente na aprendizagem dos mesmos. O referencial teórico que sustentou este trabalho então em: Freitas e Shelton (2005) apud Kuhlmann (1998), e Estatuto da Criança e Adolescente (ECA,1990), vulnerabilidade: Monteiro (2011), Carmo e Guizardi (2018) e (Bezerra, 2018), construção da identidade: Mizukami (1986) e relações sociais: Jean Piaget (1896 – 1980) e Lev Seminovitch Vygotsky (1896 – 1934). A metodologia utilizada foi à pesquisa de levantamento bibliográfico das principais legislações sancionadas no período entre 2010 a 2020. As fontes primárias (fontes retiradas da própria legislação) e secundárias (fontes comentadas) foram compiladas em fichamentos e discutidas a luz das necessidades de proteção da infância. Os resultados mostram que há muitos tipos de violências contra a infância e que apesar das leis de proteção à infância observa-se ainda que há um longo caminho a trilhar para que a infância tenha os seus direitos de proteção atendidos e consolidados. |
Palavras-chave: | Educação de crianças Vulnerabilidade social Violência infantil |
Resumo em inglês: | This work of conclusion of course has to understand how the context of social vulnerability of students cause direct or indirect impacts on their learning. The theoretical framework that supported this work in: Freitas and Shelton (2005) apud Kuhlmann (1998), and Statute of the Child and Adolescent (ECA, 1990), vulnerability: Monteiro (2011), Carmo and Guizardi (2018) and (Bezerra, 2018), identity construction: Mizukami (1986) and social relations: Jean Piaget (1896 - 1980) and Lev Seminovitch Vygotsky (1896 - 1934). The methodology used was a bibliographic survey of the main legislation enacted in the period between 2010 and 2020. The primary sources (sources taken from the legislation itself) and secondary sources (commented sources) were compiled into files and discussed in the light of the protection needs of children. . The results show that there are many types of violence against children and that despite the child protection laws, there is still a long way to go so that children have their protection rights taken care of and consolidated. |
Palavras-chave em inglês: | Children's education Social vulnerability Child violence |
Editora / Instituição: | Universidade Federal do Recôncavo da Bahia |
Centro de Ensino: | CFP - Centro de Formação de Professores |
Data do documento: | 25-Mai-2021 |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::AVALIACAO DA APRENDIZAGEM |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Acesso Disponível em: | 2024-07-24T18:16:17Z |
URI: | http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3267 |
Aparece na(s) coleção(ões): | CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC |
Arquivo(s) associado(s) a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Vulnerabilidade_Social_Impactos_TCC_2021.pdf | 840,13 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.