Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document :
http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3260
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
metadata.dc.degree.level: | Licenciatura |
Titre: | “Acho meu cabelo muito bom. eu gosto do meu cabelo como ele é”: o olhar da menina negra sobre o cabelo |
metadata.dc.creator: | Souza, Shirlen dos Santos |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Silva, Fátima Aparecida |
metadata.dc.contributor.referee1: | Trindade, Lúcia Gracia Ferreira |
metadata.dc.contributor.referee2: | Andrade, Maria Eurácia Barreto de |
Référence bibliographique: | SOUZA, Shirlen dos Santos. “Acho meu cabelo muito bom. eu gosto do meu cabelo como ele é”: o olhar da menina negra sobre o cabelo. 2018. 60 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2018. |
metadata.dc.description.resumo: | O presente trabalho tem por objetivo investigar as narrativas de duas meninas negras para saber qual é a sua percepção em relação ao cabelo crespo além de saber como este atua na construção identitária dessas meninas. Portanto, o problema central dessa pesquisa é qual a percepção da menina negra sobre o cabelo crespo e de que forma o cabelo influência na construção de sua identidade? Para a realização deste trabalho utilizamos uma abordagem de cunho qualitativo e o instrumento de pesquisa utilizado foi à entrevista informal. Os critérios de seleção usados para a escolha das meninas colaboradoras foram: ter idade entre 5 e 8 anos e possuir cabelo crespo. A partir dos dados coletados, percebemos que hoje já se tem uma maior aceitação do cabelo crespo, mas também, a entrevista e as leituras que fizemos mostram que ainda temos muito que avançar porque enquanto umas aceitam o cabelo crespo, outras já recorrem a métodos de relaxamento/ alisamento. Essa opção por relaxar/ alisar o cabelo crespo geralmente se dá por falta de referencias, seja ele na escola, família ou mídia, por negação da identidade negra ou também pode se dá devido à praticidade que o cabelo alisado/ relaxado ou com alongamento oferece para as pessoas. É válido destacar que assumir o cabelo crespo não é apenas sinônimo de beleza. Aceita-lo tal como ele é, representa um ato político e de resistência contra o racismo que infelizmente impera até os dias atuais. |
Mots-clés: | Educação Criança - Negra Negros - Estética Relações raciais |
Editeur: | Universidade Federal do Recôncavo da Bahia |
metadata.dc.publisher.department: | CFP - Centro de Formação de Professores |
Date de publication: | 2018 |
metadata.dc.subject.cnpq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::AVALIACAO DA APRENDIZAGEM |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.date.available: | 2024-07-24T14:30:15Z |
URI/URL: | http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3260 |
Collection(s) : | CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC |
Fichier(s) constituant ce document :
Fichier | Description | Taille | Format | |
---|---|---|---|---|
Acho_Meu_Cabelo_TCC_2018.pdf | 626,14 kB | Adobe PDF | Voir/Ouvrir | |
Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.