Caboclo - Repositório Institucional UFRB CFP - Centro de Formação de Professores CFP - Cursos de Graduação CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC
Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document : http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3260
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.degree.level: Licenciatura
Titre: “Acho meu cabelo muito bom. eu gosto do meu cabelo como ele é”: o olhar da menina negra sobre o cabelo
metadata.dc.creator: Souza, Shirlen dos Santos
metadata.dc.contributor.advisor1: Silva, Fátima Aparecida
metadata.dc.contributor.referee1: Trindade, Lúcia Gracia Ferreira
metadata.dc.contributor.referee2: Andrade, Maria Eurácia Barreto de
Référence bibliographique: SOUZA, Shirlen dos Santos. “Acho meu cabelo muito bom. eu gosto do meu cabelo como ele é”: o olhar da menina negra sobre o cabelo.  2018. 60 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2018.
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho tem por objetivo investigar as narrativas de duas meninas negras para saber qual é a sua percepção em relação ao cabelo crespo além de saber como este atua na construção identitária dessas meninas. Portanto, o problema central dessa pesquisa é qual a percepção da menina negra sobre o cabelo crespo e de que forma o cabelo influência na construção de sua identidade? Para a realização deste trabalho utilizamos uma abordagem de cunho qualitativo e o instrumento de pesquisa utilizado foi à entrevista informal. Os critérios de seleção usados para a escolha das meninas colaboradoras foram: ter idade entre 5 e 8 anos e possuir cabelo crespo. A partir dos dados coletados, percebemos que hoje já se tem uma maior aceitação do cabelo crespo, mas também, a entrevista e as leituras que fizemos mostram que ainda temos muito que avançar porque enquanto umas aceitam o cabelo crespo, outras já recorrem a métodos de relaxamento/ alisamento. Essa opção por relaxar/ alisar o cabelo crespo geralmente se dá por falta de referencias, seja ele na escola, família ou mídia, por negação da identidade negra ou também pode se dá devido à praticidade que o cabelo alisado/ relaxado ou com alongamento oferece para as pessoas. É válido destacar que assumir o cabelo crespo não é apenas sinônimo de beleza. Aceita-lo tal como ele é, representa um ato político e de resistência contra o racismo que infelizmente impera até os dias atuais.
Mots-clés: Educação
Criança - Negra
Negros - Estética
Relações raciais
Editeur: Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
metadata.dc.publisher.department: CFP - Centro de Formação de Professores
Date de publication: 2018
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::AVALIACAO DA APRENDIZAGEM
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.date.available: 2024-07-24T14:30:15Z
URI/URL: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3260
Collection(s) :CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC

Fichier(s) constituant ce document :
Fichier Description TailleFormat 
Acho_Meu_Cabelo_TCC_2018.pdf626,14 kBAdobe PDFVoir/Ouvrir


Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.