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http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3260
Tipo de documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Grau acadêmico: | Licenciatura |
Título: | “Acho meu cabelo muito bom. eu gosto do meu cabelo como ele é”: o olhar da menina negra sobre o cabelo |
Autor(es): | Souza, Shirlen dos Santos |
Orientador(a): | Silva, Fátima Aparecida |
Membro(a) da banca: | Trindade, Lúcia Gracia Ferreira |
Membro(a) da banca: | Andrade, Maria Eurácia Barreto de |
Referência: | SOUZA, Shirlen dos Santos. “Acho meu cabelo muito bom. eu gosto do meu cabelo como ele é”: o olhar da menina negra sobre o cabelo. 2018. 60 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2018. |
Resumo: | O presente trabalho tem por objetivo investigar as narrativas de duas meninas negras para saber qual é a sua percepção em relação ao cabelo crespo além de saber como este atua na construção identitária dessas meninas. Portanto, o problema central dessa pesquisa é qual a percepção da menina negra sobre o cabelo crespo e de que forma o cabelo influência na construção de sua identidade? Para a realização deste trabalho utilizamos uma abordagem de cunho qualitativo e o instrumento de pesquisa utilizado foi à entrevista informal. Os critérios de seleção usados para a escolha das meninas colaboradoras foram: ter idade entre 5 e 8 anos e possuir cabelo crespo. A partir dos dados coletados, percebemos que hoje já se tem uma maior aceitação do cabelo crespo, mas também, a entrevista e as leituras que fizemos mostram que ainda temos muito que avançar porque enquanto umas aceitam o cabelo crespo, outras já recorrem a métodos de relaxamento/ alisamento. Essa opção por relaxar/ alisar o cabelo crespo geralmente se dá por falta de referencias, seja ele na escola, família ou mídia, por negação da identidade negra ou também pode se dá devido à praticidade que o cabelo alisado/ relaxado ou com alongamento oferece para as pessoas. É válido destacar que assumir o cabelo crespo não é apenas sinônimo de beleza. Aceita-lo tal como ele é, representa um ato político e de resistência contra o racismo que infelizmente impera até os dias atuais. |
Palavras-chave: | Educação Criança - Negra Negros - Estética Relações raciais |
Editora / Instituição: | Universidade Federal do Recôncavo da Bahia |
Centro de Ensino: | CFP - Centro de Formação de Professores |
Data do documento: | 2018 |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::AVALIACAO DA APRENDIZAGEM |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Acesso Disponível em: | 2024-07-24T14:30:15Z |
URI: | http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3260 |
Aparece na(s) coleção(ões): | CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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