Caboclo - Repositório Institucional UFRB CFP - Centro de Formação de Professores CFP - Cursos de Graduação CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC
Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document : http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3259
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.degree.level: Licenciatura
Titre: Cinema e educação: uma possibilidade pedagógica em sala de aula
metadata.dc.creator: Santos, Adrielle dos Santos
metadata.dc.contributor.advisor1: Gomes, Alessandra
metadata.dc.contributor.referee1: Silva, Érica Bastos da
metadata.dc.contributor.referee2: Zunino, Pablo Enrique Abraham
Référence bibliographique: SANTOS, Adrielle dos Santos. Cinema e educação: uma possibilidade pedagógica em sala de aula, Amargosa-BA. 2021. 82 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2021.
metadata.dc.description.resumo: A presente monografia tem como objetivo apresentar a análise dos resultados do trabalho de conclusão de curso intitulado “Cinema e Educação: uma possibilidade pedagógica em sala de aula”, tendo como eixo central de discussão a utilização dos filmes de forma pedagógica em meios educacionais diversos. A partir do levantamento bibliográfico de autores tais como: Bento e Neves (2008), Duarte (2002), Gomes (2015), Santos (2010), Silva (2012), Fresquet (2013) entre outros, que embasaram as discussões teóricas referentes às relações históricas sobre o Cinema e a sua inserção na escola, enfatizando a potencialidade educativa dos filmes, na ampliação do repertório cultural, na promoção de discussões, no desenvolvimento ou aquisição de novas aprendizagens a um grupo de crianças do município de Mutuípe-Ba. Destacamos também a importância do professor neste processo de escolha dos filmes e direcionamento mediado nas discussões que sucedem a exibição fílmica, sendo necessário um planejamento antecedente à pratica para que as intencionalidades esperadas sejam alcançadas. Esta pesquisa baseia-se no pressuposto do paradigma emergente fundamentada em Santos (2010) possuindo abordagem de natureza qualitativa. Sendo uma pesquisa de Campo, com inspirações na modalidade de pesquisa- ação, tendo como ferramenta metodológica a intervenção por meio de oficinas, possuindo como instrumentos de recolha de dados a observação participante auxiliada do diário de campo e registros fotográficos dos momentos vividos. A partir dos resultados percebeu-se a potencialidade da junção Cinema e Educação como sendo uma possibilidade de aprendizagem leve, dinâmica e atrativa para o compartilhamento de saberes, valores e visões de mundo.
Mots-clés: Educação
Educação de crianças
Cinema
Editeur: Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
metadata.dc.publisher.department: CFP - Centro de Formação de Professores
Date de publication: 30-sep-2021
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.date.available: 2024-07-24T14:07:50Z
URI/URL: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3259
Collection(s) :CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC

Fichier(s) constituant ce document :
Fichier Description TailleFormat 
Cinema_Educação_TCC_2021.pdf2,84 MBAdobe PDFVoir/Ouvrir


Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.