Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3259
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Santos, Adrielle dos Santos | - |
dc.date.accessioned | 2024-07-24T14:07:50Z | - |
dc.date.available | 2024-07-24T14:07:50Z | - |
dc.date.issued | 2021-09-30 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Adrielle dos Santos. Cinema e educação: uma possibilidade pedagógica em sala de aula, Amargosa-BA. 2021. 82 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3259 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Recôncavo da Bahia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Educação de crianças | pt_BR |
dc.subject | Cinema | pt_BR |
dc.title | Cinema e educação: uma possibilidade pedagógica em sala de aula | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.description.resumo | A presente monografia tem como objetivo apresentar a análise dos resultados do trabalho de conclusão de curso intitulado “Cinema e Educação: uma possibilidade pedagógica em sala de aula”, tendo como eixo central de discussão a utilização dos filmes de forma pedagógica em meios educacionais diversos. A partir do levantamento bibliográfico de autores tais como: Bento e Neves (2008), Duarte (2002), Gomes (2015), Santos (2010), Silva (2012), Fresquet (2013) entre outros, que embasaram as discussões teóricas referentes às relações históricas sobre o Cinema e a sua inserção na escola, enfatizando a potencialidade educativa dos filmes, na ampliação do repertório cultural, na promoção de discussões, no desenvolvimento ou aquisição de novas aprendizagens a um grupo de crianças do município de Mutuípe-Ba. Destacamos também a importância do professor neste processo de escolha dos filmes e direcionamento mediado nas discussões que sucedem a exibição fílmica, sendo necessário um planejamento antecedente à pratica para que as intencionalidades esperadas sejam alcançadas. Esta pesquisa baseia-se no pressuposto do paradigma emergente fundamentada em Santos (2010) possuindo abordagem de natureza qualitativa. Sendo uma pesquisa de Campo, com inspirações na modalidade de pesquisa- ação, tendo como ferramenta metodológica a intervenção por meio de oficinas, possuindo como instrumentos de recolha de dados a observação participante auxiliada do diário de campo e registros fotográficos dos momentos vividos. A partir dos resultados percebeu-se a potencialidade da junção Cinema e Educação como sendo uma possibilidade de aprendizagem leve, dinâmica e atrativa para o compartilhamento de saberes, valores e visões de mundo. | pt_BR |
dc.degree.level | Licenciatura | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Gomes, Alessandra | - |
dc.contributor.referee1 | Silva, Érica Bastos da | - |
dc.contributor.referee2 | Zunino, Pablo Enrique Abraham | - |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | CFP - Centro de Formação de Professores | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRB | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO | pt_BR |
Aparece na(s) coleção(ões): | CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC |
Arquivo(s) associado(s) a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Cinema_Educação_TCC_2021.pdf | 2,84 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.