Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document :
http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3052
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
metadata.dc.degree.level: | Bacharelado |
Titre: | A Reprodução do machismo no ambiente escolar: uma análise das construções de papéis sociais |
metadata.dc.creator: | Lima, Aline Maturino Gomes |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Reis, Dyane Brito |
metadata.dc.contributor.referee1: | Clemente, Márcia da Silva |
metadata.dc.contributor.referee2: | Pedreira, Valdecir Nascimento |
Référence bibliographique: | LIMA, Aline Maturino Gomes. A Reprodução do machismo no ambiente escolar: uma análise das construções de papéis sociais. 2018. 59 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Serviço Social) - Centro de Artes, Humanidades e Letras, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Cachoeira, 2018. |
metadata.dc.description.resumo: | Esta pesquisa tem por objetivo central analisar as praticas das professoras do ensino fundamental de uma escola particular, localizada no município de São Félix-Ba na perspectiva do enfrentamento às construções machistas/ sexistas no ambiente escolar. Partindo do entendimento que a construção social de gênero é influenciada pela educação, esta pesquisa qualitativa se propõe a analisar as construções dos papéis sociais no ambiente escolar sendo este o espaço legitimado para formação de identidades. Pretendemos deste modo, evidenciar as formas educacionais com os quais as crianças se deparam buscando analisar como estes processos influenciam na formação de sujeitos e seus comportamentos sociais. Fazemos um estudo sobre a realidade social abordando as diversas violências impostas às mulheres, os impactos causados por uma educação sexista, as concepções de identidades sociais de gênero constituídos no ambiente escolar e a atuação das professoras perante as construções machistas dos seus educandos (as). |
Mots-clés: | Papel social Machismo Sexismo Gênero Educação |
Résumé: | This research aims to analyze the practices of primary school teachers of a private school, located in the municipality of São Félix-Ba in the perspective of confronting the sexist / machista constructions in the school environment. Based on the understanding that the social construction of gender is influenced by education, this qualitative research proposes to analyze the constructions of social roles in the school environment being this the legitimized space for the formation of identities. In this way, we intend to highlight the educational forms that children face in order to analyze how these processes influence the formation of subjects and their social behaviors. We carry out a study about the social reality addressing the various violence imposed on women, the impacts caused by a sexist education, the conceptions of gendered social identities constituted in the school environment, and the teachers' behavior towards the machista constructions of their students. |
metadata.dc.subject.en: | Social role Male chauvinis Sexism Gender Education |
Editeur: | Universidade Federal do Recôncavo da Bahia |
metadata.dc.publisher.department: | CAHL - Centro de Artes, Humanidades e Letras |
Date de publication: | 25-avr-2018 |
metadata.dc.subject.cnpq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.date.available: | 2024-01-25T15:54:54Z |
URI/URL: | http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3052 |
Collection(s) : | CAHL - Bacharelado em Serviço Social - TCC |
Fichier(s) constituant ce document :
Fichier | Description | Taille | Format | |
---|---|---|---|---|
Reproducao_Machismo_Ambiente_TCC_2018.pdf | 796,43 kB | Adobe PDF | Voir/Ouvrir | |
Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.