Caboclo - Repositório Institucional UFRB CCAAB - Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas CCAAB - Cursos de Graduação CCAAB - Licenciatura em Biologia - TCC
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/2554
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.degree.level: Licenciatura
Título : O uso de mídias audiovisuais como recurso didático nas aulas de ecologia do ensino médio de uma escola pública do município de Cruz das Almas - BA
metadata.dc.creator: Hohenfeld, Camila Santiago
metadata.dc.contributor.advisor1: Caiafa, Alessandra Nasser
metadata.dc.contributor.referee1: Almeida, Renato de
metadata.dc.contributor.referee2: Almassy, Rosana Cardoso Barreto
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho de natureza exploratório-descritiva objetivou investigar como as mídias audiovisuais têm sido utilizadas, por professores de biologia, nas aulas de ecologia, em uma turma de segundo ano do Ensino Médio de uma escola publica no município de Cruz das Almas-BA. O estudo objetivou identificar as percepções e expectativas, por meio de questionários semi-estruturados, de alunos e professores quanto ao emprego de tal recurso na condução das aulas. Após essa análise foi realizada uma aula teórica abordando conteúdos de ecologia e uma aula de campo, na Mata da Cazuzinha, onde os discentes gravaram uma produção audiovisual. Foram produzidos 5 vídeos distintos e após a sua entrega, os alunos responderam um questionário semi-estruturado de opinião. A investigação contou com a participação de 40 alunos e duas professoras de Biologia do Centro Educacional Cruzalmense. O estudo apresenta evidências de que o uso de mídias audiovisuais é visto por professores e alunos como um recurso bastante útil nas salas de aula, porém ambos afirmaram que a produção de vídeos, para a abordagem de conteúdos, nunca foi trabalhada. Os discentes ressaltam que a produção de mídias audiovisuais melhora o entendimento dos conteúdos, dinamiza e torna as aulas mais interessantes, além de promover maior participação e o trabalho em grupo. As professoras, de modo geral, afirmaram que a utilização de mídias audiovisuais auxilia na aprendizagem do aluno, porém não sabem trabalhar com ferramentas de edição de vídeos e por isso não utilizam vídeos próprios em suas aulas.
Palabras clave : Mídias Audiovisuais - Recurso didático
Ecologia
Biologia - Estudo e ensino
Aprendizagem
Cruz das Almas (BA)
Resumen : This study exploratory-descriptive aimed to investigate how audiovisual media have been used by teachers of biology, ecology classes, in a class of second year of high school in a public school in Cruz das Almas, Bahia. The study aimed to identify the perceptions and expectations by means of semi-structured questionnaires, students and teachers about the use of this resource in the conduct of classes. After this analysis was performed theoretical lesson approaching contents of ecology and a lesson of field in the “Mata Cazuzinha”, where students recorded an audiovisual production. Five different videos were produced and after delivery, the students answered a semi-structured view. The investigation involved the participation of 40 students and two teachers of biology Cruzalmense Educational Center. Five different videos were produced and after delivery, the students answered a semi-structured view. The investigation involved the participation of 40 students and two teachers of biology Cruzalmense Educational Center. The study presents evidence that the use of audiovisual media is viewed by teachers and students as a very useful resource in the classroom, but both stated that the production of videos, to approach content was never worked. The students point out that the production of audiovisual media improves the understanding of the content, streamlines and makes lessons more interesting, in addition to promoting greater participation and group work. The teachers, in general, stated that the use of audiovisual media assists in student learning, but did not know how to work with tools for video editing and so did not use videos in their own classes.
metadata.dc.subject.en: Audiovisual Media - Didactic resource
Ecology
Biology - Study and teaching
Learning
Cruz das Almas (BA)
Editorial : Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
metadata.dc.publisher.department: CCAAB - Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas
Fecha de publicación : 16-oct-2013
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.date.available: 2013
URI : http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/2554
Aparece en las colecciones: CCAAB - Licenciatura em Biologia - TCC

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Uso_Midias_Audiovisuais_TCC_2013.pdf1,92 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.