Caboclo - Repositório Institucional UFRB CCAAB - Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas CCAAB - Cursos de Graduação CCAAB - Licenciatura em Biologia - TCC
Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document : http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/2554
Affichage complet
Élément Dublin CoreValeurLangue
dc.creatorHohenfeld, Camila Santiago-
dc.date.accessioned2023-07-26T18:50:27Z-
dc.date.available2013-
dc.date.issued2013-10-16-
dc.identifier.urihttp://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/2554-
dc.description.abstractThis study exploratory-descriptive aimed to investigate how audiovisual media have been used by teachers of biology, ecology classes, in a class of second year of high school in a public school in Cruz das Almas, Bahia. The study aimed to identify the perceptions and expectations by means of semi-structured questionnaires, students and teachers about the use of this resource in the conduct of classes. After this analysis was performed theoretical lesson approaching contents of ecology and a lesson of field in the “Mata Cazuzinha”, where students recorded an audiovisual production. Five different videos were produced and after delivery, the students answered a semi-structured view. The investigation involved the participation of 40 students and two teachers of biology Cruzalmense Educational Center. Five different videos were produced and after delivery, the students answered a semi-structured view. The investigation involved the participation of 40 students and two teachers of biology Cruzalmense Educational Center. The study presents evidence that the use of audiovisual media is viewed by teachers and students as a very useful resource in the classroom, but both stated that the production of videos, to approach content was never worked. The students point out that the production of audiovisual media improves the understanding of the content, streamlines and makes lessons more interesting, in addition to promoting greater participation and group work. The teachers, in general, stated that the use of audiovisual media assists in student learning, but did not know how to work with tools for video editing and so did not use videos in their own classes.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Recôncavo da Bahiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMídias Audiovisuais - Recurso didáticopt_BR
dc.subjectEcologiapt_BR
dc.subjectBiologia - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectCruz das Almas (BA)pt_BR
dc.titleO uso de mídias audiovisuais como recurso didático nas aulas de ecologia do ensino médio de uma escola pública do município de Cruz das Almas - BApt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho de natureza exploratório-descritiva objetivou investigar como as mídias audiovisuais têm sido utilizadas, por professores de biologia, nas aulas de ecologia, em uma turma de segundo ano do Ensino Médio de uma escola publica no município de Cruz das Almas-BA. O estudo objetivou identificar as percepções e expectativas, por meio de questionários semi-estruturados, de alunos e professores quanto ao emprego de tal recurso na condução das aulas. Após essa análise foi realizada uma aula teórica abordando conteúdos de ecologia e uma aula de campo, na Mata da Cazuzinha, onde os discentes gravaram uma produção audiovisual. Foram produzidos 5 vídeos distintos e após a sua entrega, os alunos responderam um questionário semi-estruturado de opinião. A investigação contou com a participação de 40 alunos e duas professoras de Biologia do Centro Educacional Cruzalmense. O estudo apresenta evidências de que o uso de mídias audiovisuais é visto por professores e alunos como um recurso bastante útil nas salas de aula, porém ambos afirmaram que a produção de vídeos, para a abordagem de conteúdos, nunca foi trabalhada. Os discentes ressaltam que a produção de mídias audiovisuais melhora o entendimento dos conteúdos, dinamiza e torna as aulas mais interessantes, além de promover maior participação e o trabalho em grupo. As professoras, de modo geral, afirmaram que a utilização de mídias audiovisuais auxilia na aprendizagem do aluno, porém não sabem trabalhar com ferramentas de edição de vídeos e por isso não utilizam vídeos próprios em suas aulas.pt_BR
dc.degree.levelLicenciaturapt_BR
dc.contributor.advisor1Caiafa, Alessandra Nasser-
dc.contributor.referee1Almeida, Renato de-
dc.contributor.referee2Almassy, Rosana Cardoso Barreto-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCCAAB - Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicaspt_BR
dc.publisher.initialsUFRBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICASpt_BR
dc.subject.enAudiovisual Media - Didactic resourcept_BR
dc.subject.enEcologypt_BR
dc.subject.enBiology - Study and teachingpt_BR
dc.subject.enLearningpt_BR
dc.subject.enCruz das Almas (BA)pt_BR
Collection(s) :CCAAB - Licenciatura em Biologia - TCC

Fichier(s) constituant ce document :
Fichier Description TailleFormat 
Uso_Midias_Audiovisuais_TCC_2013.pdf1,92 MBAdobe PDFVoir/Ouvrir


Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.