Caboclo - Repositório Institucional UFRB CCAAB - Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas CCAAB - Cursos de Graduação CCAAB - Licenciatura em Biologia - TCC
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/2527
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.degree.level: Licenciatura
Título : Percepção dos professores do Curso de Licenciatura em Biologia da UFRB sobre interdisciplinaridade: obstáculos e possibilidades
metadata.dc.creator: Maia, Patrícia Figueredo de Jesus
metadata.dc.contributor.advisor1: Ramos, Luiza Olívia Lacerda
metadata.dc.contributor.referee1: Nascimento, Tania Maria Nunes
metadata.dc.contributor.referee2: Oliveira, Denise Pimenta da Silva
metadata.dc.contributor.referee3: Santos, Neide Moura dos
metadata.dc.description.resumo: A presente pesquisa teve como objeto de estudo a interdisciplinaridade. Neste sentido, o objetivo geral foi analisar a percepção dos docentes do curso de Licenciatura em Biologia da UFRB sobre interdisciplinaridade tendo em vista os obstáculos e possibilidades por eles enfrentados para a efetivação da mesma. Os objetivos específicos eleitos foram: Identificar os referenciais teóricos presentes no dia a dia dos professores sobre interdisciplinaridade; Conhecer como o docente compreende a interdisciplinaridade no ensino superior; Reconhecer os obstáculos e as possibilidades do movimento interdisciplinar do ponto de vista dos professores. Então questionamos: Quais percepções dos docentes do curso de Licenciatura em Biologia da UFRB sobre interdisciplinaridade relativa aos obstáculos e possibilidades enfrentados numa graduação de licenciatura para que efetive um ensino interdisciplinar? Para isso, elegemos nesta pesquisa os professores do curso de Licenciatura em Biologia dos quais 57,6% correspondendo um total de 15 professores participaram. Numa abordagem qualitativa, e de natureza exploratória- descritiva os dados foram coletados por meio da plataforma Google Form (2018, 2019). O link foi enviado pelo whatsapp como também via e-mail dos professores juntamente o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE). O questionário de natureza mista foi organizado com 38 questões (abertas e fechadas). De posse das respostas, a análise ocorreu pautando-se na análise de conteúdo proposta por Bardin (1977). Os fundamentos teóricos se destacam em Fazenda, (1994), (2002), (2008); (2011), Morin (2000), (2003) (2006); Santomé (1998); Frigotto (2008); Pombo (2008) e Ramos (2004), (2016), dentre outros que defendem a interdisciplinaridade como meio de evitar a fragmentação compartimentalização do conhecimento. Após análise, pudemos nos aproximar de pistas sobre a interdisciplinaridade no ensino superior evidenciando os possíveis obstáculos metodológicas para superar as barreiras contra o ensino fragmentado e compartimentalizado.
Palabras clave : Interdisciplinaridade
Ensino superior - Biologia
Formação de professores
Resumen : The present study had as object of study the interdisciplinarity. In this sense, the general objective was to analyze the teachers' perception of the undergraduate course in Biology at UFRB on interdisciplinarity in view of the obstacles and possibilities faced by them for its effectiveness. The specific objectives chosen were: To identify the theoretical references present in the daily life of teachers on interdisciplinarity; To know how the teacher understands interdisciplinarity in higher education; Recognize the obstacles and possibilities of the interdisciplinary movement from the point of view of teachers. So we asked: What perceptions of the professors of the undergraduate course in Biology at UFRB on interdisciplinarity related to the obstacles and possibilities faced in a undergraduate degree for effective interdisciplinary teaching? For this, we chose in this research the professors of the course of Degree in Biology of which 57,6% corresponding a total of 15 teachers participated. In a qualitative and exploratory-descriptive approach the data were collected through the Google Form platform (2018, 2019). The link was sent by whatsapp as well as via e-mail from the teachers along with the Informed Consent Term (TCLE). The mixed questionnaire was organized with 38 questions (open and closed). Given the answers, the analysis was based on the content analysis proposed by Bardin (1977). The theoretical foundations are highlighted in Fazenda, (1994), (2002) (2008), (2011); Morin (2000), (2003) (2006); Santomé (1998); Frigotto (2008); Pombo (2008) and Ramos (2004), (2016), among others who defend interdisciplinarity as a means of avoiding fragmentation and compartmentalization of knowledge. After analysis, we were able to approach clues about interdisciplinarity in higher education, highlighting the possible methodological obstacles to overcome the barriers against fragmented and compartmentalized education.
metadata.dc.subject.en: Interdisciplinarity
Higher education - Biology
Teacher training
Editorial : Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
metadata.dc.publisher.department: CCAAB - Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas
Fecha de publicación : 28-feb-2019
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.date.available: 2023-07-19T21:35:25Z
URI : http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/2527
Aparece en las colecciones: CCAAB - Licenciatura em Biologia - TCC

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
PercepçãoProfessoresCurso_TCC_2019.pdf2,11 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.