Caboclo - Repositório Institucional UFRB CCAAB - Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas CCAAB - Cursos de Graduação CCAAB - Licenciatura em Biologia - TCC
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/2527
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMaia, Patrícia Figueredo de Jesus-
dc.date.accessioned2023-07-19T21:35:25Z-
dc.date.available2023-07-19T21:35:25Z-
dc.date.issued2019-02-28-
dc.identifier.urihttp://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/2527-
dc.description.abstractThe present study had as object of study the interdisciplinarity. In this sense, the general objective was to analyze the teachers' perception of the undergraduate course in Biology at UFRB on interdisciplinarity in view of the obstacles and possibilities faced by them for its effectiveness. The specific objectives chosen were: To identify the theoretical references present in the daily life of teachers on interdisciplinarity; To know how the teacher understands interdisciplinarity in higher education; Recognize the obstacles and possibilities of the interdisciplinary movement from the point of view of teachers. So we asked: What perceptions of the professors of the undergraduate course in Biology at UFRB on interdisciplinarity related to the obstacles and possibilities faced in a undergraduate degree for effective interdisciplinary teaching? For this, we chose in this research the professors of the course of Degree in Biology of which 57,6% corresponding a total of 15 teachers participated. In a qualitative and exploratory-descriptive approach the data were collected through the Google Form platform (2018, 2019). The link was sent by whatsapp as well as via e-mail from the teachers along with the Informed Consent Term (TCLE). The mixed questionnaire was organized with 38 questions (open and closed). Given the answers, the analysis was based on the content analysis proposed by Bardin (1977). The theoretical foundations are highlighted in Fazenda, (1994), (2002) (2008), (2011); Morin (2000), (2003) (2006); Santomé (1998); Frigotto (2008); Pombo (2008) and Ramos (2004), (2016), among others who defend interdisciplinarity as a means of avoiding fragmentation and compartmentalization of knowledge. After analysis, we were able to approach clues about interdisciplinarity in higher education, highlighting the possible methodological obstacles to overcome the barriers against fragmented and compartmentalized education.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Recôncavo da Bahiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectInterdisciplinaridadept_BR
dc.subjectEnsino superior - Biologiapt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.titlePercepção dos professores do Curso de Licenciatura em Biologia da UFRB sobre interdisciplinaridade: obstáculos e possibilidadespt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoA presente pesquisa teve como objeto de estudo a interdisciplinaridade. Neste sentido, o objetivo geral foi analisar a percepção dos docentes do curso de Licenciatura em Biologia da UFRB sobre interdisciplinaridade tendo em vista os obstáculos e possibilidades por eles enfrentados para a efetivação da mesma. Os objetivos específicos eleitos foram: Identificar os referenciais teóricos presentes no dia a dia dos professores sobre interdisciplinaridade; Conhecer como o docente compreende a interdisciplinaridade no ensino superior; Reconhecer os obstáculos e as possibilidades do movimento interdisciplinar do ponto de vista dos professores. Então questionamos: Quais percepções dos docentes do curso de Licenciatura em Biologia da UFRB sobre interdisciplinaridade relativa aos obstáculos e possibilidades enfrentados numa graduação de licenciatura para que efetive um ensino interdisciplinar? Para isso, elegemos nesta pesquisa os professores do curso de Licenciatura em Biologia dos quais 57,6% correspondendo um total de 15 professores participaram. Numa abordagem qualitativa, e de natureza exploratória- descritiva os dados foram coletados por meio da plataforma Google Form (2018, 2019). O link foi enviado pelo whatsapp como também via e-mail dos professores juntamente o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE). O questionário de natureza mista foi organizado com 38 questões (abertas e fechadas). De posse das respostas, a análise ocorreu pautando-se na análise de conteúdo proposta por Bardin (1977). Os fundamentos teóricos se destacam em Fazenda, (1994), (2002), (2008); (2011), Morin (2000), (2003) (2006); Santomé (1998); Frigotto (2008); Pombo (2008) e Ramos (2004), (2016), dentre outros que defendem a interdisciplinaridade como meio de evitar a fragmentação compartimentalização do conhecimento. Após análise, pudemos nos aproximar de pistas sobre a interdisciplinaridade no ensino superior evidenciando os possíveis obstáculos metodológicas para superar as barreiras contra o ensino fragmentado e compartimentalizado.pt_BR
dc.degree.levelLicenciaturapt_BR
dc.contributor.advisor1Ramos, Luiza Olívia Lacerda-
dc.contributor.referee1Nascimento, Tania Maria Nunes-
dc.contributor.referee2Oliveira, Denise Pimenta da Silva-
dc.contributor.referee3Santos, Neide Moura dos-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCCAAB - Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicaspt_BR
dc.publisher.initialsUFRBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICASpt_BR
dc.subject.enInterdisciplinaritypt_BR
dc.subject.enHigher education - Biologypt_BR
dc.subject.enTeacher trainingpt_BR
Aparece na(s) coleção(ões):CCAAB - Licenciatura em Biologia - TCC

Arquivo(s) associado(s) a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PercepçãoProfessoresCurso_TCC_2019.pdf2,11 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.