Please use this identifier to cite or link to this item:
http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/2503
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
metadata.dc.degree.level: | Licenciatura |
Title: | Manual de desenho: uma ferramenta de apoio ao professor de ciências e biologia |
metadata.dc.creator: | Silva, Anderson Vidal |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Martins, Márcio Lacerda Lopes |
metadata.dc.contributor.referee1: | Almeida, Renato de |
metadata.dc.contributor.referee2: | Ferreira, Rosilda Arruda |
metadata.dc.description.resumo: | A aprendizagem passa a ter significado quando a utilização de ferramentas e práticas metodológicas motivam o indivíduo a refletir acerca do que está sendo estudado em relação ao que está sendo aprendido. O presente trabalho trata do material didático, Manual de desenho, que visa possibilitar a construção do conhecimento sobre as diferentes aplicações do desenho livre, assim como de suas possibilidades na produção do conhecimento através da capacitação do professor de Ciências e Biologia, objetivando a utilização do desenho livre como apoio técnico as práticas de estudo e pesquisa, assim como ao enriquecimento na ministração das aulas de Ciências e Biologia. Abordará questões ligadas ao papel da ilustração no desenvolvimento da humanidade, a linguagem de desenho e seus usos no processo ensino-aprendizagem, possibilitando assim a condução do olhar do professor a perceber a importância da utilização do desenho livre em sala de aula para o alcance dos objetivos no processo ensino-aprendizado. |
Keywords: | Manual Desenho livre Ensino - Aprendizagem Ciências Biologia |
Abstract: | Learning becomes meaningful when the use of tools and methodological practices motivate the individual to reflect on what is being studied related to what is being learned. The present work deals with the development of didactic material, design manual, a tool to support the teacher of sciences and biology, which aims to enable the construction of knowledge about the different applications of free drawing, as well as its attributions in the production of knowledge through the qualification of the professor of sciences and biology, aiming the use of free drawing as technical support to the practices of study and research, as well as the enrichment in the classroom administration of Sciences and Biology. It will address questions related to the role of illustration in the development of humanity, the language of design and its uses in the teaching-learning process, thus enabling the teacher's perspective to notice the importance of using free drawing in the classroom to reach the objectives in the teaching-learning process. |
metadata.dc.subject.en: | Manual Free drawing Teaching - Learning Sciences Biology |
Publisher: | Universidade Federal do Recôncavo da Bahia |
metadata.dc.publisher.department: | CCAAB - Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas |
Issue Date: | 3-Sep-2018 |
metadata.dc.subject.cnpq: | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.date.available: | 2023-07-05T18:44:15Z |
URI: | http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/2503 |
Appears in Collections: | CCAAB - Licenciatura em Biologia - TCC |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Manual_Desenho_Ferramenta_TCC_2018.pdf | 2,48 MB | Adobe PDF | View/Open | |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.