Caboclo - Repositório Institucional UFRB CCAAB - Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas CCAAB - Cursos de Graduação CCAAB - Licenciatura em Biologia - TCC
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/2503
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Grau acadêmico: Licenciatura
Título: Manual de desenho: uma ferramenta de apoio ao professor de ciências e biologia
Autor(es): Silva, Anderson Vidal
Orientador(a): Martins, Márcio Lacerda Lopes
Membro(a) da banca: Almeida, Renato de
Membro(a) da banca: Ferreira, Rosilda Arruda
Resumo: A aprendizagem passa a ter significado quando a utilização de ferramentas e práticas metodológicas motivam o indivíduo a refletir acerca do que está sendo estudado em relação ao que está sendo aprendido. O presente trabalho trata do material didático, Manual de desenho, que visa possibilitar a construção do conhecimento sobre as diferentes aplicações do desenho livre, assim como de suas possibilidades na produção do conhecimento através da capacitação do professor de Ciências e Biologia, objetivando a utilização do desenho livre como apoio técnico as práticas de estudo e pesquisa, assim como ao enriquecimento na ministração das aulas de Ciências e Biologia. Abordará questões ligadas ao papel da ilustração no desenvolvimento da humanidade, a linguagem de desenho e seus usos no processo ensino-aprendizagem, possibilitando assim a condução do olhar do professor a perceber a importância da utilização do desenho livre em sala de aula para o alcance dos objetivos no processo ensino-aprendizado.
Palavras-chave: Manual
Desenho livre
Ensino - Aprendizagem
Ciências
Biologia
Resumo em inglês: Learning becomes meaningful when the use of tools and methodological practices motivate the individual to reflect on what is being studied related to what is being learned. The present work deals with the development of didactic material, design manual, a tool to support the teacher of sciences and biology, which aims to enable the construction of knowledge about the different applications of free drawing, as well as its attributions in the production of knowledge through the qualification of the professor of sciences and biology, aiming the use of free drawing as technical support to the practices of study and research, as well as the enrichment in the classroom administration of Sciences and Biology. It will address questions related to the role of illustration in the development of humanity, the language of design and its uses in the teaching-learning process, thus enabling the teacher's perspective to notice the importance of using free drawing in the classroom to reach the objectives in the teaching-learning process.
Palavras-chave em inglês: Manual
Free drawing
Teaching - Learning
Sciences
Biology
Editora / Instituição: Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
Centro de Ensino: CCAAB - Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas
Data do documento: 3-Set-2018
CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Acesso Disponível em: 2023-07-05T18:44:15Z
URI: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/2503
Aparece na(s) coleção(ões):CCAAB - Licenciatura em Biologia - TCC

Arquivo(s) associado(s) a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Manual_Desenho_Ferramenta_TCC_2018.pdf2,48 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.