Caboclo - Repositório Institucional UFRB CCAAB - Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas CCAAB - Cursos de Graduação CCAAB - Licenciatura em Biologia - TCC
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/2496
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.degree.level: Licenciatura
Título : A influência da metodologia de ensino sob o rendimento acadêmico no componente genética geral
metadata.dc.creator: Souza, Laís Reis de
metadata.dc.contributor.advisor1: Couto, Fábio David
metadata.dc.contributor.referee1: Silva, Neilton da
metadata.dc.contributor.referee3: Almassy, Rosana Cardoso Barreto
metadata.dc.description.resumo: Considerando a dificuldade nos processos de ensino e aprendizagem em componentes curriculares cujos conteúdos exigem elevado grau de abstração, como a Genética Geral, diferentes relatos apontam que o uso de estratégias pedagógicas alternativas de ensino pode influenciar positivamente esta relação. O objetivo deste trabalho foi analisar se a metodologia de ensino influenciou nas médias obtidas no componente curricular CCA484-Genética Geral do curso de Licenciatura em Biologia da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Para isso, as análises dos dados foram realizadas a partir das médias obtidas na disciplina pelos estudantes em quatro semestres diferentes. Os valores alcançados foram estratificados em quartis. A variável Índice de Rendimento Acadêmico (IRA) foi correlacionada com as médias finais dos estudantes expostos a diferentes metodologias de ensino. O tipo de estudo realizado foi quantitativo e experimental, uma vez que existiu mais de uma variável arrolada no estudo, como os grupos de estudantes e as metodologias testadas, e apenas o observador manteve-se constante. Considerando que os dados coletados representaram todo o universo de estudantes das diferentes classes nos diferentes semestres, foram realizados experimentos e métodos descritivos para avaliar possíveis associações entre os grupos e variáveis estudadas. Medidas descritivas (de posição e dispersão), gráficos e coeficiente de correlação de Pearson também foram aplicados. Para as inferências de associações, foi utilizado o programa estatístico “R”, versão 3.4.3. Os resultados obtidos demonstraram que as metodologias de ensino utilizadas não interferiram nas médias alcançadas pelos estudantes cursistas do componente curricular CCA484-Genética Geral nos diferentes semestres.
Palabras clave : Ensino de genética
Metodologias alternativas
Metodologia de ensino
Ensino - Aprendizagem
Estratégias pedagógicas
Resumen : Considering the difficulty in teaching and learning processes in curricular components whose contents require a high degree of abstraction, such as General Genetics, different reports indicate that the use of alternative teaching strategies can positively influence this relationship. The point of view of this study was to analyze if the teaching methodology influenced the averages score obtained in the Genetic component CCA484-Genética Geral in Biology course of the Federal University of Recôncavo of Bahia (UFRB). The data analyzes were carried out from the averages obtained in the discipline by the students in four different semesters. The values reached were stratified in quartiles. The variable Academic Income Index was correlated with the final averages of students exposed to different teaching methodologies. The type of study performed was quantitative and experimental, since there were more than one variable enrolled in the study, such as student groups and methodologies tested, and only the observer remained constant. Considering that the data collected represented the entire universe of students from different classes in the different semesters, experiments and descriptive methods were performed to evaluate possible associations between groups and variables studied. Descriptive measures (position and dispersion), graphics and Pearson's correlation coefficient were also applied. For the associations, the statistical program "R", version 3.4.3 was used. The results showed that the teaching methodologies used did not interfere in the means reached by the students of the curricular component CCA484-General Genetics in the different semesters.
metadata.dc.subject.en: Teaching of genetics
Alternative methodologies
Teaching methodology
Teaching - Learning
Pedagogical strategies
Editorial : Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
metadata.dc.publisher.department: CCAAB - Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas
Fecha de publicación : 2019
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.date.available: 2023-07-03T20:27:07Z
URI : http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/2496
Aparece en las colecciones: CCAAB - Licenciatura em Biologia - TCC

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Influencia_Metodologia_Ensino_TCC_2019.pdf836,44 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.