Caboclo - Repositório Institucional UFRB CCAAB - Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas CCAAB - Cursos de Graduação CCAAB - Licenciatura em Biologia - TCC
Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document : http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/2444
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.degree.level: Licenciatura
Titre: O ensino de zoologia dos vertebrados para alunos do 7o ano do ensino fundamental em escolas públicas do município de Cruz das Almas, Bahia.
metadata.dc.creator: Silva, Ana Catia Santos da
metadata.dc.contributor.advisor1: Scherer, Carolina Saldanha
metadata.dc.contributor.referee1: Almassy, Rosana Cardoso Barreto
metadata.dc.contributor.referee2: Valverde, Maria Celeste Costa
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho teve como objetivo analisar de que forma está sendo trabalhado o ensino de zoologia os vertebrados aos alunos do 7° ano do Ensino Fundamental em Escolas da Rede Pública do Município Cruz das Almas, Bahia. Para a coleta dos dados foi utilizada a aplicação de questionários com perguntas objetivas e subjetivas. Os dados foram analisados com o uso do programa Microsoft Office Excel 2007, além do método de análise de conteúdo fundamentado na proposta de Bardin (2009). Dentre os principais resultados da pesquisa verificou-se que a maior dificuldade apontada pelos professores participantes da pesquisa é a falta de estrutura e recursos didáticos existentes nas escolas, a exemplo de laboratórios com animais adequados para ser utilizado nas aulas de Zoologia dos Vertebrados. Em todas as escolas participantes da pesquisa, o único e indispensável recurso didático fornecido pelo Município para os professores utilizarem em suas aulas pratica e teórica, é o livro didático. Verificou-se ainda que a falta de recursos didáticos nas escolas levam os docentes à busca de novas estratégias, através de cursos ou elaborando outras metodologias, para dinamizar suas aulas, contribuindo assim para processo de ensino e aprendizagem. A presente pesquisa possibilitou também a verificação do déficit no numero de professores formados em Licenciatura em Biologia, sendo encontrados professores com formações distintas ministrando aula de ciências. A partir dos resultados obtidos foi entregue as escolas participantes da pesquisa um kit didático contendo alguns materiais para serem utilizados durante a abordagem do conteúdo dos vertebrados, a exemplo de caça palavras, quiz e um baralho sobre os respectivos grupos dos vertebrados.
Mots-clés: Ensino - Aprendizagem
Recursos metodológicos
Zoologia dos vertebrados
Ensino fundamental
Cruz das Almas (BA)
Résumé: This study aimed to examine how is being worked the teaching vertebrate zoology on the seventh grade of elementary in public schools of Cruz das Almas City, Bahia State. It was used the questionnaires with objective and subjective questions to collect the data. The resulting data were analyzed using Microsoft Office Excel 2007 program and to the method of content analysis based on the Bardin (2009) proposal. The main research results were pointed out by teachers who participated of this research, and consists is the lack of infrastructure and learning resources in schools, for example the lack of labs with suitable animal example to be used in the classes of Vertebrate Zoology. In all participants’ schools, the textbook was the unique and indispensable educational resource provided by the municipality for teachers to use in their theoretical and practical classes. It was also found that the lack of educational resources in schools lead teachers to seek new strategies as courses or other methodologies to streamline their classes, thus contributing to the teaching learning process. This research also allowed the determination of the deficit in the number of trained teachers in Biology Degree, and most teachers are graded in different areas teaching science class. Since these results it was given a teaching kit containing some materials to be used during the approach of the vertebrate’s contents, like word searches, quiz and a deck of vertebrate groups to the survey participating schools.
metadata.dc.subject.en: Teaching - Learning
Methodological resources
Zoology of vertebrates
Elementary school
Cruz das Almas (BA)
Editeur: Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
metadata.dc.publisher.department: CCAAB - Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas
Date de publication: 25-nov-2014
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOLOGIA GERAL
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.date.available: 2023-05-31T16:49:48Z
URI/URL: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/2444
Collection(s) :CCAAB - Licenciatura em Biologia - TCC

Fichier(s) constituant ce document :
Fichier Description TailleFormat 
Ensino_Zoologia_Vertebrados_TCC_2014.pdf653,44 kBAdobe PDFVoir/Ouvrir


Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.