Caboclo - Repositório Institucional UFRB CCAAB - Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas CCAAB - Cursos de Graduação CCAAB - Licenciatura em Biologia - TCC
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/2444
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Ana Catia Santos da-
dc.date.accessioned2023-05-31T16:49:48Z-
dc.date.available2023-05-31T16:49:48Z-
dc.date.issued2014-11-25-
dc.identifier.urihttp://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/2444-
dc.description.abstractThis study aimed to examine how is being worked the teaching vertebrate zoology on the seventh grade of elementary in public schools of Cruz das Almas City, Bahia State. It was used the questionnaires with objective and subjective questions to collect the data. The resulting data were analyzed using Microsoft Office Excel 2007 program and to the method of content analysis based on the Bardin (2009) proposal. The main research results were pointed out by teachers who participated of this research, and consists is the lack of infrastructure and learning resources in schools, for example the lack of labs with suitable animal example to be used in the classes of Vertebrate Zoology. In all participants’ schools, the textbook was the unique and indispensable educational resource provided by the municipality for teachers to use in their theoretical and practical classes. It was also found that the lack of educational resources in schools lead teachers to seek new strategies as courses or other methodologies to streamline their classes, thus contributing to the teaching learning process. This research also allowed the determination of the deficit in the number of trained teachers in Biology Degree, and most teachers are graded in different areas teaching science class. Since these results it was given a teaching kit containing some materials to be used during the approach of the vertebrate’s contents, like word searches, quiz and a deck of vertebrate groups to the survey participating schools.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Recôncavo da Bahiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino - Aprendizagempt_BR
dc.subjectRecursos metodológicospt_BR
dc.subjectZoologia dos vertebradospt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectCruz das Almas (BA)pt_BR
dc.titleO ensino de zoologia dos vertebrados para alunos do 7o ano do ensino fundamental em escolas públicas do município de Cruz das Almas, Bahia.pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoEste trabalho teve como objetivo analisar de que forma está sendo trabalhado o ensino de zoologia os vertebrados aos alunos do 7° ano do Ensino Fundamental em Escolas da Rede Pública do Município Cruz das Almas, Bahia. Para a coleta dos dados foi utilizada a aplicação de questionários com perguntas objetivas e subjetivas. Os dados foram analisados com o uso do programa Microsoft Office Excel 2007, além do método de análise de conteúdo fundamentado na proposta de Bardin (2009). Dentre os principais resultados da pesquisa verificou-se que a maior dificuldade apontada pelos professores participantes da pesquisa é a falta de estrutura e recursos didáticos existentes nas escolas, a exemplo de laboratórios com animais adequados para ser utilizado nas aulas de Zoologia dos Vertebrados. Em todas as escolas participantes da pesquisa, o único e indispensável recurso didático fornecido pelo Município para os professores utilizarem em suas aulas pratica e teórica, é o livro didático. Verificou-se ainda que a falta de recursos didáticos nas escolas levam os docentes à busca de novas estratégias, através de cursos ou elaborando outras metodologias, para dinamizar suas aulas, contribuindo assim para processo de ensino e aprendizagem. A presente pesquisa possibilitou também a verificação do déficit no numero de professores formados em Licenciatura em Biologia, sendo encontrados professores com formações distintas ministrando aula de ciências. A partir dos resultados obtidos foi entregue as escolas participantes da pesquisa um kit didático contendo alguns materiais para serem utilizados durante a abordagem do conteúdo dos vertebrados, a exemplo de caça palavras, quiz e um baralho sobre os respectivos grupos dos vertebrados.pt_BR
dc.degree.levelLicenciaturapt_BR
dc.contributor.advisor1Scherer, Carolina Saldanha-
dc.contributor.referee1Almassy, Rosana Cardoso Barreto-
dc.contributor.referee2Valverde, Maria Celeste Costa-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCCAAB - Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicaspt_BR
dc.publisher.initialsUFRBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICASpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOLOGIA GERALpt_BR
dc.subject.enTeaching - Learningpt_BR
dc.subject.enMethodological resourcespt_BR
dc.subject.enZoology of vertebratespt_BR
dc.subject.enElementary schoolpt_BR
dc.subject.enCruz das Almas (BA)pt_BR
Aparece na(s) coleção(ões):CCAAB - Licenciatura em Biologia - TCC

Arquivo(s) associado(s) a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Ensino_Zoologia_Vertebrados_TCC_2014.pdf653,44 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.