Caboclo - Repositório Institucional UFRB CFP - Centro de Formação de Professores PPGEDUCAMPO - Programa de Pós-Graduação em Educação do Campo CFP - PPGEDUCAMPO - Dissertações/TCC
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Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Grau acadêmico: Mestrado Profissional
Título: Processo de organização política dos educadores das escolas municipais do campo de Planaltino/BA: manifesto à comunidade planaltinense
Autor(es): Silva, Léia Nascimento da
Orientador(a): Santos, Dyane Brito Reis
Membro(a) da banca: Hage, Salomão Antônio Mufarrej
Membro(a) da banca: Givigi, Ana Cristina Nascimento
Membro(a) da banca: Feitosa, Débora Alves
Referência: SILVA, Léia nascimento da. Processo de organização política dos educadores das escolas municipais do campo de Planaltino/BA: manifesto à comunidade planaltinense. 2015. 89 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Mestrado em Educação do Campo) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2015.
Resumo: O Manifesto à comunidade planaltinense é resultado do processo de mobilização e organização coletiva de educadores das Escolas Municipais do Campo de Planaltino/BA desenvolvidas nesta pesquisa. O Manifesto se caracterizou como ação coletiva dos educadores na articulação dos sujeitos das escolas do campo, pautados na busca pelo reconhecimento e afirmação de suas especificidades e diversidades no território. Baseados nos documentos do FONEC, bem como nas lutas encabeçadas pelos movimentos sociais do campo, buscou-se visibilizar a ação política das/os educadoras/es em defesa das escolas do campo deste município como um espaço real e legítimo de luta pela Educação do Campo, bem como possibilitou maior engajamento dos educadoras/es nos espaços reivindicatórios. Recorremos às categorias consciência (de classe) e emancipação humana, porque se constitui em discussões do método acerca de como se deu o processo de organização política do coletivo de educadores das Escolas do Campo de Planaltino e como estes encontraram alternativas para resolver necessidades inerentes ao seu espaço. Portanto, para tender aos objetivos que foram se delineando no processo da pesquisa e, a partir daí, buscamos respostas as problemáticas, foi realizada uma abordagem qualitativa, através da Pesquisa Participante, resultando em quatro etapas metodológicas. Lançamos mão de fontes primárias (documentares, testemunhais-vivas) e secundárias (bibliográficas), observação participante, encontros formativos junto ao grupo. Enquanto instrumentos de coleta de informações e dados lançou-se mão de técnica da entrevista livre e coletiva, diário de campo, gravador e questionário. Cada instrumento foi utilizado em momentos específicos da pesquisa, sendo o último a elaboração do produto, que se trata do Manifesto à comunidade planaltinense, construído pelas/os educadoras/es das escolas do campo. As ações desenvolvidas a partir da análise da realidade, seus limites e contradições, bem como a busca de referencial que pudesse contribuir no entendimento das categorias manifestas e dos elementos constituídos nas relações que foram estabelecidas no coletivo foram determinantes à materialidade do produto reivindicatório resultante deste estudo. Assim o manifesto representou a ação inicial de um longo caminho que as/os educadoras/es das escolas municipais do campo ainda tem para avançar na efetivação de políticas públicas para o município de Planaltino/BA. Sem dúvida todo o processo possibilitou a consolidação de um coletivo que continuará atuando para a criação de uma comissão municipal que debata e elabore as Diretrizes Operacionais Municipal para a Educação do Campo buscando fortalecer e visibilizar as comunidades rurais neste território. Neste sentido a proposição é de que as/os educadoras/es chamem para o diálogo as demais representatividades locais institucionalizadas e não institucionalizadas e, a partir daí, dêem continuidade às ações pautadas no Manifesto à comunidade planaltinense.
Palavras-chave: Educação do Campo
Consciência e emancipação humana
Mobilização e organização coletiva
Escola municipal - Planaltino (BA)
Editora / Instituição: Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
Centro de Ensino: CFP - Centro de Formação de Professores
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Educação do Campo
Data do documento: 2015
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Acesso Disponível em: 2023-01-14T13:14:07Z
URI: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/1951
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