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http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/1951
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.creator | Silva, Léia Nascimento da | - |
dc.date.accessioned | 2023-01-14T13:14:07Z | - |
dc.date.available | 2023-01-14T13:14:07Z | - |
dc.date.issued | 2015 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Léia nascimento da. Processo de organização política dos educadores das escolas municipais do campo de Planaltino/BA: manifesto à comunidade planaltinense. 2015. 89 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Mestrado em Educação do Campo) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2015. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/1951 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Recôncavo da Bahia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação do Campo | pt_BR |
dc.subject | Consciência e emancipação humana | pt_BR |
dc.subject | Mobilização e organização coletiva | pt_BR |
dc.subject | Escola municipal - Planaltino (BA) | pt_BR |
dc.title | Processo de organização política dos educadores das escolas municipais do campo de Planaltino/BA: manifesto à comunidade planaltinense | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.description.resumo | O Manifesto à comunidade planaltinense é resultado do processo de mobilização e organização coletiva de educadores das Escolas Municipais do Campo de Planaltino/BA desenvolvidas nesta pesquisa. O Manifesto se caracterizou como ação coletiva dos educadores na articulação dos sujeitos das escolas do campo, pautados na busca pelo reconhecimento e afirmação de suas especificidades e diversidades no território. Baseados nos documentos do FONEC, bem como nas lutas encabeçadas pelos movimentos sociais do campo, buscou-se visibilizar a ação política das/os educadoras/es em defesa das escolas do campo deste município como um espaço real e legítimo de luta pela Educação do Campo, bem como possibilitou maior engajamento dos educadoras/es nos espaços reivindicatórios. Recorremos às categorias consciência (de classe) e emancipação humana, porque se constitui em discussões do método acerca de como se deu o processo de organização política do coletivo de educadores das Escolas do Campo de Planaltino e como estes encontraram alternativas para resolver necessidades inerentes ao seu espaço. Portanto, para tender aos objetivos que foram se delineando no processo da pesquisa e, a partir daí, buscamos respostas as problemáticas, foi realizada uma abordagem qualitativa, através da Pesquisa Participante, resultando em quatro etapas metodológicas. Lançamos mão de fontes primárias (documentares, testemunhais-vivas) e secundárias (bibliográficas), observação participante, encontros formativos junto ao grupo. Enquanto instrumentos de coleta de informações e dados lançou-se mão de técnica da entrevista livre e coletiva, diário de campo, gravador e questionário. Cada instrumento foi utilizado em momentos específicos da pesquisa, sendo o último a elaboração do produto, que se trata do Manifesto à comunidade planaltinense, construído pelas/os educadoras/es das escolas do campo. As ações desenvolvidas a partir da análise da realidade, seus limites e contradições, bem como a busca de referencial que pudesse contribuir no entendimento das categorias manifestas e dos elementos constituídos nas relações que foram estabelecidas no coletivo foram determinantes à materialidade do produto reivindicatório resultante deste estudo. Assim o manifesto representou a ação inicial de um longo caminho que as/os educadoras/es das escolas municipais do campo ainda tem para avançar na efetivação de políticas públicas para o município de Planaltino/BA. Sem dúvida todo o processo possibilitou a consolidação de um coletivo que continuará atuando para a criação de uma comissão municipal que debata e elabore as Diretrizes Operacionais Municipal para a Educação do Campo buscando fortalecer e visibilizar as comunidades rurais neste território. Neste sentido a proposição é de que as/os educadoras/es chamem para o diálogo as demais representatividades locais institucionalizadas e não institucionalizadas e, a partir daí, dêem continuidade às ações pautadas no Manifesto à comunidade planaltinense. | pt_BR |
dc.degree.level | Mestrado Profissional | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Santos, Dyane Brito Reis | - |
dc.contributor.referee1 | Hage, Salomão Antônio Mufarrej | - |
dc.contributor.referee2 | Givigi, Ana Cristina Nascimento | - |
dc.contributor.referee3 | Feitosa, Débora Alves | - |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | CFP - Centro de Formação de Professores | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação do Campo | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRB | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
Appears in Collections: | CFP - PPGEDUCAMPO - Dissertações/TCC |
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Processo_Organizacao_Politica_TCC_2015.pdf | 973,22 kB | Adobe PDF | View/Open | |
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