Caboclo - Repositório Institucional UFRB CETENS - Centro de Ciência e Tecnologia em Energia e Sustentabilidade PPGECID - Programa de Pós-Graduação em Educação Científica, Inclusão e Diversidade CETENS - PPGECID - Produto Educacional
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Tipo de documento: Produto Educacional
Título: Organização da rede de apoio para a inclusão educacional na rede municipal de Jacobina-BA: minuta de resolução
Autor(es): Leal, Ideilton Alves Freire
Resumo: Neste trabalho objetivou-se analisar a atuação dos profissionais de apoio escolar/mediador na política de inclusão de estudantes com deficiência na rede municipal de educação em Jacobina-BA, tendo como base o problema da pesquisa, que também se configura em uma questão norteadora: como os profissionais de apoio escolar/mediador têm atuado na operacionalização da política de inclusão de estudantes com deficiência na rede municipal de educação em Jacobina-BA? Para alcance desse intento, foram traçados os seguintes objetivos específicos: (1) caracterizar o perfil dos profissionais de apoio escolar/mediador na rede municipal de Jacobina; (2) identificar as atividades desenvolvidas e os desafios vivenciados pelos profissionais de apoio escolar/mediador; (3) analisar como as práticas dos profissionais de apoio escolar/mediador influenciam na operacionalização da política nacional de educação especial no município de Jacobina-BA; (4) elaborar, a partir dos resultados da pesquisa, uma minuta de resolução que possa contribuir com o conselho municipal de educação (CME) com vistas a organização da rede de apoio para a inclusão escolar no município de Jacobina-BA. Para alcance dos objetivos propostos, adotou-se como procedimentos metodológicos: a abordagem multimétodo, a partir do estudo de caso único, de enfoque holístico, sendo os dispositivos de recolha de dados a pesquisa documental, revisão sistemática da literatura, questionário e grupo focal on-line (síncrono e assíncrono). Como procedimento de análise de dados, recorreu-se a proposta de análise temática, apresentada por Braun, Clarke (2006). O embasamento que subsidiou a análise dos dados levantados fundamentou-se em normativos da legislação brasileira, bem como nos estudos de Mendes (2006), Mendes; Santos; Branco (2022), Mendes; Malheiro (2012), Matos; Mendes (2015), Mattos (2017), Ferreira, Glat (2003), Pimentel (2012), Crochík (2012), Mousinho et al (2010), Lopes (2018), Burchert (2018), Alecrim (2020), Capellini (2019), Silva (2019), dentre outros. Os resultados apontam que a maioria dos participantes possui um perfil profissional com formação em cursos de Licenciatura, concluída ou em andamento e desenvolve uma atuação com predominância de atividades no âmbito pedagógico, envolvendo adaptação, elaboração e mediação de tarefas para os alunos PAEE, conflituando com a atuação de outros profissionais da escola. A ausência de momentos de participação, em conjunto com o professor no planejamento, desvela a inexistência de parceria entre todos os atores envolvidos no processo de inclusão. Ademais, a realização de processos de formação continuada descontextualizados da realidade da escola, reverbera em conflitos de entendimentos sobre o que é abordado na formação e as orientações recebidas pelos gestores escolares; fato que, associado ao quantitativo de discentes aos quais se presta assistência e ausência de oportunidade de pensar conjuntamente à reestruturação das atividades direcionadas aos discentes assistidos, desvela um cenário de precarização do trabalho realizado. Por fim, defende-se a necessidade de normativas específicas que contribuam para construção de uma identidade profissional para o PAE/mediador.
Palavras-chave: Inclusão educacional
Profissionais de apoio escolar
Rede de apoio
Jacobina (BA)
Editora / Instituição: Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
Centro de Ensino: CETENS - Centro de Ciência e Tecnologia em Energia e Sustentabilidade
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Educação Científica, Inclusão e Diversidade
Data do documento: 20-Dez-2022
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Acesso Disponível em: 2025-04-09T12:56:25Z
URI: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/4351
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