Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document :
http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/4316
Type de document: | Trabalho de Conclusão de Curso |
metadata.dc.degree.level: | Licenciatura |
Titre: | A Literatura na formação de leitores na alfabetização |
metadata.dc.creator: | Andrade, Andressa Lori Almeida de |
Conseiller(ère): | Silva, Erica Bastos da |
Référence bibliographique: | SILVA, Erica Bastos da. A literatura na formação de leitores na alfabetização. 2025. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2025. |
Résumé: | Esta monografia apresenta os resultados de análises bibliográficas e de uma pesquisa de campo realizada em uma escola da rede pública de ensino no município de Amargosa-BA sobre o papel da literatura na formação de leitores durante a alfabetização. Os objetivos do estudo foram compreender a relevância da literatura nesse processo, analisar como ela é trabalhada no contexto pesquisado e investigar de que maneira contribui para a formação de leitores. A pesquisa foi fundamentada em um repertório teórico que incluiu as contribuições de autores referência no tema, tais como Mortatti (2014, 2018), Candido (2011), Lajolo (2009), Zilberman (2009), Soares (2011), Gregorin Filho (2009), Abramovich (2009) e Capello (2008), que embasaram as discussões e análises deste trabalho. A metodologia adotada foi qualitativa, utilizando observações e entrevistas semiestruturadas como instrumentos de coleta de dados. As entrevistas foram realizadas com professoras da alfabetização da Escola Municipal Professora Edelvira Sales Andrade. Por meio delas, buscou-se compreender o papel da literatura na formação de leitores, conhecer como ela é trabalhada no contexto pesquisado e investigar sua contribuição para o desenvolvimento do hábito de leitura. Os resultados da pesquisa evidenciam a importância da literatura no contexto estudado, destacando como ela é utilizada na prática pedagógica, sua relevância para a formação de leitores e os desafios enfrentados nesse processo. |
Mots-clés: | Literatura Alfabetização Leitura |
Editeur: | UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO DA BAHIA |
Département d'enseignement: | CFP - Centro de Formação de Professores |
Date de publication: | 20-jan-2025 |
metadata.dc.subject.cnpq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA |
Type d'accès: | Acesso Aberto |
Accès disponible à : | 2025-03-27T18:24:51Z |
URI/URL: | http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/4316 |
Collection(s) : | CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC |
Fichier(s) constituant ce document :
Fichier | Description | Taille | Format | |
---|---|---|---|---|
Literatura_Formacao_Leitores_TCC_2025.pdf | 1,44 MB | Adobe PDF | Voir/Ouvrir | |
Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.