Caboclo - Repositório Institucional UFRB CFP - Centro de Formação de Professores CFP - Cursos de Graduação CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/4316
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAndrade, Andressa Lori Almeida de-
dc.date.accessioned2025-03-27T18:24:51Z-
dc.date.available2025-03-27T18:24:51Z-
dc.date.issued2025-01-20-
dc.identifier.citationSILVA, Erica Bastos da. A literatura na formação de leitores na alfabetização. 2025. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/4316-
dc.description.sponsorshipOutra agênciapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO DA BAHIApt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLiteraturapt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.titleA Literatura na formação de leitores na alfabetizaçãopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoEsta monografia apresenta os resultados de análises bibliográficas e de uma pesquisa de campo realizada em uma escola da rede pública de ensino no município de Amargosa-BA sobre o papel da literatura na formação de leitores durante a alfabetização. Os objetivos do estudo foram compreender a relevância da literatura nesse processo, analisar como ela é trabalhada no contexto pesquisado e investigar de que maneira contribui para a formação de leitores. A pesquisa foi fundamentada em um repertório teórico que incluiu as contribuições de autores referência no tema, tais como Mortatti (2014, 2018), Candido (2011), Lajolo (2009), Zilberman (2009), Soares (2011), Gregorin Filho (2009), Abramovich (2009) e Capello (2008), que embasaram as discussões e análises deste trabalho. A metodologia adotada foi qualitativa, utilizando observações e entrevistas semiestruturadas como instrumentos de coleta de dados. As entrevistas foram realizadas com professoras da alfabetização da Escola Municipal Professora Edelvira Sales Andrade. Por meio delas, buscou-se compreender o papel da literatura na formação de leitores, conhecer como ela é trabalhada no contexto pesquisado e investigar sua contribuição para o desenvolvimento do hábito de leitura. Os resultados da pesquisa evidenciam a importância da literatura no contexto estudado, destacando como ela é utilizada na prática pedagógica, sua relevância para a formação de leitores e os desafios enfrentados nesse processo.pt_BR
dc.degree.levelLicenciaturapt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Erica Bastos da-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCFP - Centro de Formação de Professorespt_BR
dc.publisher.initialsUFRBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADApt_BR
Aparece na(s) coleção(ões):CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC

Arquivo(s) associado(s) a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Literatura_Formacao_Leitores_TCC_2025.pdf1,44 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.