Caboclo - Repositório Institucional UFRB CFP - Centro de Formação de Professores CFP - Cursos de Graduação CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/4287
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCarvalho, Neise Eudoxia Borges Santos de-
dc.date.accessioned2025-03-13T22:14:14Z-
dc.date.available2025-03-13T22:14:14Z-
dc.date.issued2024-12-16-
dc.identifier.urihttp://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/4287-
dc.description.abstractCorporate Pedagogy is a recent area of practice for educators. Thus, this research, as part of a final thesis, addresses the guiding question: What is the role and what are the challenges of the educator in the corporate context? The objective of this work is to answer this question by outlining the following goals: to discuss the role of the educator, the challenges, and perspectives within the corporate context, with an emphasis on their contributions to the development of competencies and improvement of learning processes within companies. Based on studies by Bahia (2006), Chiavenato (2010, 2014), Freire (1967, 1979, 2011), end legal texts that guide the rights of people with disabilities and other provisions related to employment inclusion, it was possible to analyze that Corporate Pedagogy is an area that bridges two or more fields of knowledge, applying pedagogical principles in the business environment, aiming to promote human and organizational development. In this context, the specific objectives seek to understand how the educator performs strategic functions, highlighting how their role extends to strengthening behavioral and inclusive competencies. Finally, it was found that Corporate Pedagogy is dynamic, and the pedagogical practices developed by the educator in the corporate environment contribute to strengthening the human competencies of employees, always seeking respect, legality, and equity, in addition to innovating knowledge management and adapting to new demands in the business market and the culture of inclusion.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Recôncavo da Bahiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPedagogiapt_BR
dc.subjectEmpresapt_BR
dc.subjectInclusão socialpt_BR
dc.titlePedagogia empresarial: o papel do pedagogo, desafios e perspectivas no contexto corporativopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoA Pedagogia Empresarial, é uma área recente de atuação do Pedagogo. Assim, esta pesquisa de trabalho de conclusão de curso, traz como questão norteadora a seguinte indagação: Qual o papel e quais os desafios do Pedagogo no contexto corporativo? Esse trabalho tem como objetivo responder a questão delineando os seguintes objetivos: Discutir sobre o papel do Pedagogo, desafios e perspectivas no contexto corporativo destacando principalmente suas contribuições para o desenvolvimento de competências e aprimoramento dos processos de aprendizagem nas empresas. A partir de estudos de Bahia (2006), Chiavenato (2010, 2014), Freire (1967, 1979, 2011), e os textos legais que norteiam sobre os direitos da Pessoa com Deficiência e dá outras providências sobre a inserção no mercado de trabalho, pôde-se analisar que a Pedagogia Empresarial configura-se como um espaço de aproximação entre duas ou mais áreas de conhecimento aplicando os princípios pedagógicos no ambiente empresarial, visando promover o desenvolvimento humano e organizacional. Nesse contexto, os objetivos específicos buscam compreender de que forma o Pedagogo desempenha funções estratégicas, destacando como sua atuação se estende ao fortalecimento de competências comportamentais e inclusivas. Por fim, verificou-se que a Pedagogia Empresarial é dinâmica e as práticas pedagógicas desenvolvidas pelo Pedagogo no ambiente corporativo contribuem para o fortalecimento das competências humanas dos colaboradores, buscando sempre o respeito, a legalidade e a equidade, além de inovar a gestão de conhecimento e adaptação a novas demandas do mercado empresarial e da cultura da inclusão.pt_BR
dc.degree.levelLicenciaturapt_BR
dc.contributor.advisor1Oliveira, Thereza Cristina Bastos Costa de-
dc.contributor.referee1Ribeiro, Djeissom Silva-
dc.contributor.referee2Teixeira, Sirlândia Reis de Oliveira-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCFP - Centro de Formação de Professorespt_BR
dc.publisher.initialsUFRBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.subject.enPedagogypt_BR
dc.subject.enEnterprisept_BR
dc.subject.enSocial inclusionpt_BR
Aparece na(s) coleção(ões):CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC

Arquivo(s) associado(s) a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Papel_Pedagogo_Desafios_TCC_2024.pdf531,38 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.