Caboclo - Repositório Institucional UFRB CCAAB - Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas PPGGPPSS - Programa de Pós-Graduação em Gestão de Políticas Públicas e Segurança Social CCAAB - PPGGPPSS - Dissertações/TCC
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/4268
Tipo de documento: Dissertação
metadata.dc.degree.level: Mestrado Profissional
Título : A política de expansão e interiorização do Ensino Superior através da Universidade Aberta do Brasil: a experiência da UNIVASF no Vale do Submédio São Francisco
metadata.dc.creator: Jesus, Jorge Alberto Santana de
Asesor(a): Garcia, Rosineide Pereira Mubarack
Miembro(a) del jurado: Mascarenhas Bisneto, José Pereira
Miembro(a) del jurado: Ferreira, Liliane Caraciolo
Resumen: O presente estudo tem como objetivo analisar os avanços e entraves oriundos da política de expansão e interiorização da educação superior da Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF, através do sistema Universidade Aberta do Brasil-UAB, na região do Vale do Submédio São Francisco. A política pública é um fluxo de decisões que deve ser tomada de forma democrática para manter o equilíbrio social ou mudar uma realidade. A interiorização das universidades federais é um processo imperfeito, mas importante para o desenvolvimento urbano regional, pois elas contribuem para a qualificação do trabalho e também promovem melhorias nos aspectos econômicos, sociais e espaciais. Apreende-se desta visão, que embora diretamente influenciada pelo e para o mercado, políticas que fomentem o acesso ao ensino superior de educação, mudam a realidade de um país. Muitas decisões antes de caráter individual ou privado possuem caráter público e por todos os lados as pessoas sentem os efeitos das decisões políticas. A análise dos avanços e entraves foram caracterizadas a partir das dimensões para implantação da educação a distância em contextos universitários. A pesquisa é de caráter qualitativo-descritivo, com análise documental, pois pretende analisar dados acerca do tema, a partir do depoimento dos gestores envolvidos no processo de implementação da política pública, através da utilização de entrevista semiestruturada. Ao final são apresentadas algumas diretrizes com vistas a contribuir para o fortalecimento da política.
Palabras clave : Política pública - Educação superior
Educação à distância - Política educacional
Universidade Aberta do Brasil
UNIVASF (Universidade Federal do Vale do São Francisco) - Avaliação
Resumen : This study aims to analyze the progress and obstacles resulting from the expansion policy and internalization of higher education at the Federal University of São Francisco Valley-UNIVASF through the Open University of Brazil-UAB system in the region of Valley Creative Commons License. Public policy is a stream of decisions that must be taken in a democratic way to maintain the social balance or change a reality. The internalization of the federal universities is an imperfect process, but important for the regional urban development, as they contribute to the qualification of labor and also promote improvements in economic, social and spatial. it seizes this view, which though directly influenced by and for the market, policies that promote access to higher education for education, change the reality of a country. Many decisions before individual or private entities have public character and everywhere people feel the effects of policy decisions. Analysis of advances and obstacles were characterized from the dimensions for the implementation of distance education in university settings. The research is qualitative descriptive character, with document analysis because you want to analyze data on the subject, from the testimony of the managers involved in the implementation process of public policy through the use of semi-structured interview. At the end they are presented somes guidelines in order to contribute to the strengthening of political.
Palabras clave en inglés: Public policy - Higher education
Distance education - Educational policy
Open University of Brazil
UNIVASF (Federal University of Vale do São Francisco) - Evaluation
Editorial : UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO
Centro de Enseñanza: CCAAB - Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas
Programa de posgrado: Programa de Pós-Graduação em Gestão de Políticas Públicas e Segurança Social
Fecha de publicación : 2016
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Acceso disponible en: 2025-03-11T19:43:52Z
URI : http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/4268
Aparece en las colecciones: CCAAB - PPGGPPSS - Dissertações/TCC

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Politica_Expansao_Interiorizacao_Dissertacao_2016.pdf1,08 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.