Caboclo - Repositório Institucional UFRB CCAAB - Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas PPGGPPSS - Programa de Pós-Graduação em Gestão de Políticas Públicas e Segurança Social CCAAB - PPGGPPSS - Dissertações/TCC
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/4268
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorJesus, Jorge Alberto Santana de-
dc.date.accessioned2025-03-11T19:43:52Z-
dc.date.available2025-03-11T19:43:52Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.urihttp://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/4268-
dc.description.abstractThis study aims to analyze the progress and obstacles resulting from the expansion policy and internalization of higher education at the Federal University of São Francisco Valley-UNIVASF through the Open University of Brazil-UAB system in the region of Valley Creative Commons License. Public policy is a stream of decisions that must be taken in a democratic way to maintain the social balance or change a reality. The internalization of the federal universities is an imperfect process, but important for the regional urban development, as they contribute to the qualification of labor and also promote improvements in economic, social and spatial. it seizes this view, which though directly influenced by and for the market, policies that promote access to higher education for education, change the reality of a country. Many decisions before individual or private entities have public character and everywhere people feel the effects of policy decisions. Analysis of advances and obstacles were characterized from the dimensions for the implementation of distance education in university settings. The research is qualitative descriptive character, with document analysis because you want to analyze data on the subject, from the testimony of the managers involved in the implementation process of public policy through the use of semi-structured interview. At the end they are presented somes guidelines in order to contribute to the strengthening of political.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVOpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPolítica pública - Educação superiorpt_BR
dc.subjectEducação à distância - Política educacionalpt_BR
dc.subjectUniversidade Aberta do Brasilpt_BR
dc.subjectUNIVASF (Universidade Federal do Vale do São Francisco) - Avaliaçãopt_BR
dc.titleA política de expansão e interiorização do Ensino Superior através da Universidade Aberta do Brasil: a experiência da UNIVASF no Vale do Submédio São Franciscopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoO presente estudo tem como objetivo analisar os avanços e entraves oriundos da política de expansão e interiorização da educação superior da Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF, através do sistema Universidade Aberta do Brasil-UAB, na região do Vale do Submédio São Francisco. A política pública é um fluxo de decisões que deve ser tomada de forma democrática para manter o equilíbrio social ou mudar uma realidade. A interiorização das universidades federais é um processo imperfeito, mas importante para o desenvolvimento urbano regional, pois elas contribuem para a qualificação do trabalho e também promovem melhorias nos aspectos econômicos, sociais e espaciais. Apreende-se desta visão, que embora diretamente influenciada pelo e para o mercado, políticas que fomentem o acesso ao ensino superior de educação, mudam a realidade de um país. Muitas decisões antes de caráter individual ou privado possuem caráter público e por todos os lados as pessoas sentem os efeitos das decisões políticas. A análise dos avanços e entraves foram caracterizadas a partir das dimensões para implantação da educação a distância em contextos universitários. A pesquisa é de caráter qualitativo-descritivo, com análise documental, pois pretende analisar dados acerca do tema, a partir do depoimento dos gestores envolvidos no processo de implementação da política pública, através da utilização de entrevista semiestruturada. Ao final são apresentadas algumas diretrizes com vistas a contribuir para o fortalecimento da política.pt_BR
dc.degree.levelMestrado Profissionalpt_BR
dc.contributor.advisor1Garcia, Rosineide Pereira Mubarack-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4272947908202309pt_BR
dc.contributor.referee1Mascarenhas Bisneto, José Pereira-
dc.contributor.referee2Ferreira, Liliane Caraciolo-
dc.creator.Lattesxxxxpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCCAAB - Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicaspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Gestão de Políticas Públicas e Segurança Socialpt_BR
dc.publisher.initialsUFRBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASpt_BR
dc.subject.enPublic policy - Higher educationpt_BR
dc.subject.enDistance education - Educational policypt_BR
dc.subject.enOpen University of Brazilpt_BR
dc.subject.enUNIVASF (Federal University of Vale do São Francisco) - Evaluationpt_BR
Aparece na(s) coleção(ões):CCAAB - PPGGPPSS - Dissertações/TCC

Arquivo(s) associado(s) a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Politica_Expansao_Interiorizacao_Dissertacao_2016.pdf1,08 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.