Caboclo - Repositório Institucional UFRB CETEC - Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas PROFMAT - Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional CETEC - PROFMAT - Dissertações/TCC
Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document : http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/4237
Type de document: Dissertação
metadata.dc.degree.level: Mestrado Profissional
Titre: Divisibilidade nos números naturais: uma experiência com uma turma do Ensino Médio
metadata.dc.creator: Santos, Antonio Conceição
Conseiller(ère): Lozada, Eleazar Gerardo Madriz
Membre du jury: Cordero, Pedro Di Novella
Membre du jury: Souza, Jaqueline Alexandra Azevedo de
Résumé: Esta dissertação de mestrado teve como intuito inicial evidenciar, através da articulação entre os conceitos matemáticos e sugestões práticas, a relevância da divisibilidade para a continuidade dos estudos no Ensino Médio. Entretanto, para compor esse trabalho, foi feito um recorte e elegeu-se o conjunto dos números naturais como córpus da pesquisa. A discussão teórica teve como eixo norteador o algoritmo da divisão euclidiana nos números naturais fazendo-se compreender como ocorre o processo da divisão entre dois números naturais e como construir alguns critérios de divisibilidade. Assim, por meio de leituras, sugestões de atividades escritas e atividades interativas na Internet foi possível compreender a estrutura do algoritmo da divisão euclidiana e entender sua importância para a execução eficiente de cálculos de divisão no nosso cotidiano. O resultado da pesquisa não esgotou o assunto, mas demonstrou que a divisibilidade pode ser apreendida também através de atividades lógicas, lúdicas, contextualizadas e interativas.
Mots-clés: Matemática - Estudo e ensino
Divisores - Multiple
Divisibilidade
Divisão euclidiana
Números primos
Ensino Médio - Análise
Résumé: This master’s thesis had as initial order to evidence, through the link between the mathematical concepts and practical suggestions, the divisibility’s relevance to the continuity of the studies in the High School. However, for compose this work, it has been done a snippet and it as been elected the set of natural numbers as the frame of the research. The theoretic argument had as guide axis the Algorithm of the Euclidean Division of the natural numbers having been understood how occur the procedure of the division between two natural numbers and how to construct some divisibility criteria. Thus, by means of readings, writing and iterative activities suggested on the internet it was possible to understand the structure of the euclidean division’s algorithm and to know its importance for the efficient execution of division calculations in our everyday. The result of the research hasn’t exhausted the subject, but is has demonstrated that the divisibility can be learned also through logical, playful, contextualized and interactive activities.
Mots-clés en anglais: Mathematics - Study and teaching
Divisors - Multiple
Divisibility
Euclidean division
Prime numbers
High school - Analysis
Editeur: Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
Département d'enseignement: CETEC - Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas
Programme de master: Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional
Date de publication: 26-sep-2014
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Type d'accès: Acesso Aberto
Accès disponible à: 2025-02-27T16:58:52Z
URI/URL: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/4237
Collection(s) :CETEC - PROFMAT - Dissertações/TCC

Fichier(s) constituant ce document :
Fichier Description TailleFormat 
Divisibilidade_Numeros_Naturais_Dissertacao_2014.pdf620,82 kBAdobe PDFVoir/Ouvrir


Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.