Caboclo - Repositório Institucional UFRB CETEC - Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas PROFMAT - Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional CETEC - PROFMAT - Dissertações/TCC
Please use this identifier to cite or link to this item: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/4237
metadata.dc.type: Dissertação
metadata.dc.degree.level: Mestrado Profissional
Title: Divisibilidade nos números naturais: uma experiência com uma turma do Ensino Médio
metadata.dc.creator: Santos, Antonio Conceição
metadata.dc.contributor.advisor1: Lozada, Eleazar Gerardo Madriz
metadata.dc.contributor.referee1: Cordero, Pedro Di Novella
metadata.dc.contributor.referee2: Souza, Jaqueline Alexandra Azevedo de
metadata.dc.description.resumo: Esta dissertação de mestrado teve como intuito inicial evidenciar, através da articulação entre os conceitos matemáticos e sugestões práticas, a relevância da divisibilidade para a continuidade dos estudos no Ensino Médio. Entretanto, para compor esse trabalho, foi feito um recorte e elegeu-se o conjunto dos números naturais como córpus da pesquisa. A discussão teórica teve como eixo norteador o algoritmo da divisão euclidiana nos números naturais fazendo-se compreender como ocorre o processo da divisão entre dois números naturais e como construir alguns critérios de divisibilidade. Assim, por meio de leituras, sugestões de atividades escritas e atividades interativas na Internet foi possível compreender a estrutura do algoritmo da divisão euclidiana e entender sua importância para a execução eficiente de cálculos de divisão no nosso cotidiano. O resultado da pesquisa não esgotou o assunto, mas demonstrou que a divisibilidade pode ser apreendida também através de atividades lógicas, lúdicas, contextualizadas e interativas.
Keywords: Matemática - Estudo e ensino
Divisores - Multiple
Divisibilidade
Divisão euclidiana
Números primos
Ensino Médio - Análise
Abstract: This master’s thesis had as initial order to evidence, through the link between the mathematical concepts and practical suggestions, the divisibility’s relevance to the continuity of the studies in the High School. However, for compose this work, it has been done a snippet and it as been elected the set of natural numbers as the frame of the research. The theoretic argument had as guide axis the Algorithm of the Euclidean Division of the natural numbers having been understood how occur the procedure of the division between two natural numbers and how to construct some divisibility criteria. Thus, by means of readings, writing and iterative activities suggested on the internet it was possible to understand the structure of the euclidean division’s algorithm and to know its importance for the efficient execution of division calculations in our everyday. The result of the research hasn’t exhausted the subject, but is has demonstrated that the divisibility can be learned also through logical, playful, contextualized and interactive activities.
metadata.dc.subject.en: Mathematics - Study and teaching
Divisors - Multiple
Divisibility
Euclidean division
Prime numbers
High school - Analysis
Publisher: Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
metadata.dc.publisher.department: CETEC - Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional
Issue Date: 26-Sep-2014
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.date.available: 2025-02-27T16:58:52Z
URI: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/4237
Aparece en las colecciones: CETEC - PROFMAT - Dissertações/TCC

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Divisibilidade_Numeros_Naturais_Dissertacao_2014.pdf620,82 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.