Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/4237
Tipo de documento: | Dissertação |
Grau acadêmico: | Mestrado Profissional |
Título: | Divisibilidade nos números naturais: uma experiência com uma turma do Ensino Médio |
Autor(es): | Santos, Antonio Conceição |
Orientador(a): | Lozada, Eleazar Gerardo Madriz |
Membro(a) da banca: | Cordero, Pedro Di Novella |
Membro(a) da banca: | Souza, Jaqueline Alexandra Azevedo de |
Resumo: | Esta dissertação de mestrado teve como intuito inicial evidenciar, através da articulação entre os conceitos matemáticos e sugestões práticas, a relevância da divisibilidade para a continuidade dos estudos no Ensino Médio. Entretanto, para compor esse trabalho, foi feito um recorte e elegeu-se o conjunto dos números naturais como córpus da pesquisa. A discussão teórica teve como eixo norteador o algoritmo da divisão euclidiana nos números naturais fazendo-se compreender como ocorre o processo da divisão entre dois números naturais e como construir alguns critérios de divisibilidade. Assim, por meio de leituras, sugestões de atividades escritas e atividades interativas na Internet foi possível compreender a estrutura do algoritmo da divisão euclidiana e entender sua importância para a execução eficiente de cálculos de divisão no nosso cotidiano. O resultado da pesquisa não esgotou o assunto, mas demonstrou que a divisibilidade pode ser apreendida também através de atividades lógicas, lúdicas, contextualizadas e interativas. |
Palavras-chave: | Matemática - Estudo e ensino Divisores - Multiple Divisibilidade Divisão euclidiana Números primos Ensino Médio - Análise |
Resumo em inglês: | This master’s thesis had as initial order to evidence, through the link between the mathematical concepts and practical suggestions, the divisibility’s relevance to the continuity of the studies in the High School. However, for compose this work, it has been done a snippet and it as been elected the set of natural numbers as the frame of the research. The theoretic argument had as guide axis the Algorithm of the Euclidean Division of the natural numbers having been understood how occur the procedure of the division between two natural numbers and how to construct some divisibility criteria. Thus, by means of readings, writing and iterative activities suggested on the internet it was possible to understand the structure of the euclidean division’s algorithm and to know its importance for the efficient execution of division calculations in our everyday. The result of the research hasn’t exhausted the subject, but is has demonstrated that the divisibility can be learned also through logical, playful, contextualized and interactive activities. |
Palavras-chave em inglês: | Mathematics - Study and teaching Divisors - Multiple Divisibility Euclidean division Prime numbers High school - Analysis |
Editora / Instituição: | Universidade Federal do Recôncavo da Bahia |
Centro de Ensino: | CETEC - Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas |
Programa de pós-graduação: | Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional |
Data do documento: | 26-Set-2014 |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Acesso Disponível em: | 2025-02-27T16:58:52Z |
URI: | http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/4237 |
Aparece na(s) coleção(ões): | CETEC - PROFMAT - Dissertações/TCC |
Arquivo(s) associado(s) a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Divisibilidade_Numeros_Naturais_Dissertacao_2014.pdf | 620,82 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.