Caboclo - Repositório Institucional UFRB CCAAB - Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas CCAAB - Cursos de Graduação CCAAB - Licenciatura em Biologia - TCC
Please use this identifier to cite or link to this item: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/4089
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.degree.level: Licenciatura
Title: Antibiótico e saúde: uma questão sociocientífica para o Ensino Médio
metadata.dc.creator: Santos, Ana Carolina Lima Santos dos
metadata.dc.contributor.advisor1: Andrade, Maria Aparecida da Silva
metadata.dc.contributor.referee1: Silva, Rodrigo da Luz
metadata.dc.contributor.referee2: Assunção, Tatiane Vieira de
metadata.dc.description.resumo: Os antibióticos estão entre os fármacos mais utilizados globalmente, sendo administrados para tratar infecções bacterianas. No entanto, seu uso indiscriminado e inadequado pode levar à diminuição da eficácia e, em alguns casos, ao desenvolvimento de infecções mais graves, resultando em resistência bacteriana. O ambiente escolar é ideal para promover práticas de saúde, influenciando a aquisição de valores e estimulando o exercício da cidadania. Nesse sentido, o presente trabalho tem como objetivo geral construir e analisar a aplicação de uma QSC na perspectiva CTSA sobre resistência bacteriana a antibióticos no ensino médio de Biologia. Esta pesquisa é de caráter exploratório qualitativo, onde o pesquisador descreve de forma analítica aspectos relacionados a experiências e situações vividas no cotidiano escolar pelos alunos em relação à sequência didática aplicada, considerando motivações, aspirações, valores e atitudes, com o objetivo de levantar hipóteses. A sequência didática possibilitou a aplicação prática e contextualizada do conhecimento sobre resistência bacteriana, permitindo a participação e interação dos alunos com os conteúdos. Os resultados obtidos contribuíram significativamente para a aprendizagem dos alunos do ensino médio sobre a conscientização no consumo de antibióticos e resistência bacteriana. Embora não tenha sido possível alcançar todos os níveis de letramento científico crítico dos estudantes por meio da resolução da QSC, os alunos atingiram o terceiro e o quarto nível de letramento científico, refletindo sobre seus valores pessoais e mudando suas atitudes em relação ao uso incorreto de antibióticos, compreendendo a relação com as questões socioambientais.
Keywords: Antibiótico
Resistência bacteriana
Sequência didática
Educação - CTSA (Ciência, tecnologia, sociedade e ambiente)
Ensino médio
Abstract: Antibiotics are among the most used drugs globally, being administered to treat bacterial infections. However, its indiscriminate and inappropriate use can lead to reduced effectiveness and, in some cases, the development of more serious infections, resulting in bacterial resistance. The school environment is ideal for promoting health practices, influencing the acquisition of values and encouraging the exercise of citizenship. In this sense, the present work has the general objective of building and analyzing the application of a QSC from the CTSA perspective on bacterial resistance to antibiotics in high school Biology. This research is of a qualitative exploratory nature, where the researcher analytically describes aspects related to experiences and situations experienced in everyday school life by students in relation to the teaching sequence applied, considering motivations, aspirations, values and attitudes, with the aim of raising hypotheses. The didactic sequence enabled the practical and contextualized application of knowledge about bacterial resistance, allowing students to participate and interact with the content. The results obtained contributed significantly to the learning of high school students about awareness of antibiotic consumption and bacterial resistance. Although it was not possible to reach all levels of students' critical scientific literacy through solving the QSC, students reached the third and fourth levels of scientific literacy, reflecting on their personal values and changing their attitudes towards the incorrect use of antibiotics, understanding the relationship with socio-environmental issues.
metadata.dc.subject.en: Antibiotic
Bacterial resistance
Didactic sequence
Education - CTSA (Science, technology, society and environment)
High School
Publisher: UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO
metadata.dc.publisher.department: CCAAB - Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas
Issue Date: 1-Aug-2024
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.date.available: 2025-01-16T16:55:27Z
URI: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/4089
Appears in Collections:CCAAB - Licenciatura em Biologia - TCC

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Antibiotico_Saude_Questao_TCC_2024 (1).pdf6,65 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.