Caboclo - Repositório Institucional UFRB CCAAB - Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas CCAAB - Cursos de Graduação CCAAB - Licenciatura em Biologia - TCC
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dc.creatorSantos, Ana Carolina Lima Santos dos-
dc.date.accessioned2025-01-16T16:55:27Z-
dc.date.available2025-01-16T16:55:27Z-
dc.date.issued2024-08-01-
dc.identifier.urihttp://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/4089-
dc.description.abstractAntibiotics are among the most used drugs globally, being administered to treat bacterial infections. However, its indiscriminate and inappropriate use can lead to reduced effectiveness and, in some cases, the development of more serious infections, resulting in bacterial resistance. The school environment is ideal for promoting health practices, influencing the acquisition of values and encouraging the exercise of citizenship. In this sense, the present work has the general objective of building and analyzing the application of a QSC from the CTSA perspective on bacterial resistance to antibiotics in high school Biology. This research is of a qualitative exploratory nature, where the researcher analytically describes aspects related to experiences and situations experienced in everyday school life by students in relation to the teaching sequence applied, considering motivations, aspirations, values and attitudes, with the aim of raising hypotheses. The didactic sequence enabled the practical and contextualized application of knowledge about bacterial resistance, allowing students to participate and interact with the content. The results obtained contributed significantly to the learning of high school students about awareness of antibiotic consumption and bacterial resistance. Although it was not possible to reach all levels of students' critical scientific literacy through solving the QSC, students reached the third and fourth levels of scientific literacy, reflecting on their personal values and changing their attitudes towards the incorrect use of antibiotics, understanding the relationship with socio-environmental issues.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVOpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAntibióticopt_BR
dc.subjectResistência bacterianapt_BR
dc.subjectSequência didáticapt_BR
dc.subjectEducação - CTSA (Ciência, tecnologia, sociedade e ambiente)pt_BR
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.titleAntibiótico e saúde: uma questão sociocientífica para o Ensino Médiopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoOs antibióticos estão entre os fármacos mais utilizados globalmente, sendo administrados para tratar infecções bacterianas. No entanto, seu uso indiscriminado e inadequado pode levar à diminuição da eficácia e, em alguns casos, ao desenvolvimento de infecções mais graves, resultando em resistência bacteriana. O ambiente escolar é ideal para promover práticas de saúde, influenciando a aquisição de valores e estimulando o exercício da cidadania. Nesse sentido, o presente trabalho tem como objetivo geral construir e analisar a aplicação de uma QSC na perspectiva CTSA sobre resistência bacteriana a antibióticos no ensino médio de Biologia. Esta pesquisa é de caráter exploratório qualitativo, onde o pesquisador descreve de forma analítica aspectos relacionados a experiências e situações vividas no cotidiano escolar pelos alunos em relação à sequência didática aplicada, considerando motivações, aspirações, valores e atitudes, com o objetivo de levantar hipóteses. A sequência didática possibilitou a aplicação prática e contextualizada do conhecimento sobre resistência bacteriana, permitindo a participação e interação dos alunos com os conteúdos. Os resultados obtidos contribuíram significativamente para a aprendizagem dos alunos do ensino médio sobre a conscientização no consumo de antibióticos e resistência bacteriana. Embora não tenha sido possível alcançar todos os níveis de letramento científico crítico dos estudantes por meio da resolução da QSC, os alunos atingiram o terceiro e o quarto nível de letramento científico, refletindo sobre seus valores pessoais e mudando suas atitudes em relação ao uso incorreto de antibióticos, compreendendo a relação com as questões socioambientais.pt_BR
dc.degree.levelLicenciaturapt_BR
dc.contributor.advisor1Andrade, Maria Aparecida da Silva-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5629425811718526pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Rodrigo da Luz-
dc.contributor.referee2Assunção, Tatiane Vieira de-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCCAAB - Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicaspt_BR
dc.publisher.initialsUFRBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICASpt_BR
dc.subject.enAntibioticpt_BR
dc.subject.enBacterial resistancept_BR
dc.subject.enDidactic sequencept_BR
dc.subject.enEducation - CTSA (Science, technology, society and environment)pt_BR
dc.subject.enHigh Schoolpt_BR
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