Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document :
http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/4050
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
metadata.dc.degree.level: | Licenciatura |
Titre: | A importância da música na escola para o desenvolvimento infantil: estudo com alunos de 5 anos de instituição privada em Ipiaú,Bahia. |
metadata.dc.creator: | Marques, Silas da Silva |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Silva, Albany Mendonça |
metadata.dc.contributor.referee1: | Vasconcelos, Jorge Luiz Ribeiro De |
metadata.dc.contributor.referee2: | Barreto, Camila Santana |
Référence bibliographique: | MARQUES, Silas da Silva. A importância da música na escola para o desenvolvimento infantil: estudo com alunos de 5 anos de instituição privada em Ipiaú, Bahia. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Música Popular Brasileira - EAD) - Centro de Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Santo Amaro, BA, 2024. |
metadata.dc.description.resumo: | Este trabalho trata das análises dos resultados que o ensino da música na escola tem crianças na faixa etária dos 5 anos, que fazem parte da turma do G5 (Pré II) na educação infantil, destacando os benefícios que a música traz para o desenvolvimento do indivíduo quando apresentada de forma eficaz, utilizando a ludicidade como estratégia de aplicação, tornando assim a música uma ferramenta social e educacional. Este trabalho se enquadra na pesquisa descritiva, realizada em Ipiaú, Bahia, a partir das experiências diárias, a partir da realização de rodas de conversa com os alunos, das observações em sala de aula, e interação com os pais. Os resultados são importantes para demonstrar o quanto a música pode ser importante para a educação da criança, permeando conceitos musicais, influenciando o bem-estar e o cotidiano. |
Mots-clés: | Música Educação Desenvolvimento |
Résumé: | This work deals with the analysis of the results that the teaching of music in school has in children in the age group of 5 years, who are part of the G5 (Pre II) class in early childhood education, highlighting the benefits that music brings to the development of the individual when presented effectively, using playfulness as an application strategy, thus making music a social and educational tool. This work is part of the descriptive research, carried out in Ipiaú, Bahia, based on daily experiences, from conversation circles with students, observations in the classroom, and interaction with parents. The results are important to demonstrate how important music can be for the child's education, permeating musical concepts, influencing well-being and daily life. |
metadata.dc.subject.en: | Music Education Development |
Editeur: | Universidade Federal do Recôncavo da Bahia |
metadata.dc.publisher.department: | CECULT - Centro de Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas |
Date de publication: | 16-déc-2024 |
metadata.dc.subject.cnpq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
metadata.dc.date.available: | 2025-01-04 |
URI/URL: | http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/4050 |
Collection(s) : | CECULT - Licenciatura em Música Popular Brasileira (EaD) - TCC |
Fichier(s) constituant ce document :
Fichier | Description | Taille | Format | |
---|---|---|---|---|
Importância_musica_escola_TCC_2024.pdf | 214,88 kB | Adobe PDF | Voir/Ouvrir | |
Ce document est autorisé sous une licence de type Licence Creative Commons