Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document :
http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/4048
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
metadata.dc.degree.level: | Licenciatura |
Titre: | A importância da música na educação infantil e o papel da tecnologia no processo de aprendizagem |
metadata.dc.creator: | Souza, Elivelton Miranda de |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Silva, . Albany Mendonça |
metadata.dc.contributor.referee1: | Vasconcelos, Jorge Luiz Ribeiro de |
metadata.dc.contributor.referee2: | Barreto, Camila Santana |
Référence bibliographique: | SOUZA, Elivelton Miranda de. A importância da música na educação infantil e o papel da tecnologia no processo de aprendizagem. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Música Popular Brasileira - EAD) - Centro de Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Santo Amaro, BA, 2024. |
metadata.dc.description.resumo: | Este artigo tem como objetivo investigar a importância da música na educação infantil, destacando seus benefícios no desenvolvimento cognitivo, emocional e social das crianças. Além disso, examinamos o papel da tecnologia como um facilitador no ensino musical, ampliando as possibilidades pedagógicas. A música é apresentada como uma ferramenta educacional eficaz, enquanto a tecnologia é abordada como um recurso que promove inclusão, acessibilidade e personalização no ensino. A integração entre música e tecnologia é essencial para aprimorar o processo de aprendizagem, especialmente em um cenário educacional que valoriza a diversidade e enfrenta desafios relacionados à personalização do ensino. Metodologicamente, o estudo se baseia em uma pesquisa teórica e na análise de experiências docentes no ensino de música. |
Mots-clés: | Música Educação Infantil Tecnologia Educacional Inclusão |
Résumé: | This article aims to investigate the importance of music in early childhood education, highlighting its benefits on children's cognitive, emotional and social development. Furthermore, we examine the role of technology as a facilitator in musical teaching, expanding pedagogical possibilities. Music is presented as an effective educational tool, while technology is approached as a resource that promotes inclusion, accessibility and personalization in teaching. The integration between music and technology is essential to improve the learning process, especially in an educational scenario that values diversity and faces challenges related to the personalization of teaching. Methodologically, the study is based on theoretical research and the analysis of teaching experiences in teaching music. |
metadata.dc.subject.en: | Music Early Childhood Education Educational Technology Inclusion |
Editeur: | Universidade Federal do Recôncavo da Bahia |
metadata.dc.publisher.department: | CECULT - Centro de Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas |
Date de publication: | 13-déc-2024 |
metadata.dc.subject.cnpq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
metadata.dc.date.available: | 2025-01-03 |
URI/URL: | http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/4048 |
Collection(s) : | CECULT - Licenciatura em Música Popular Brasileira (EaD) - TCC |
Fichier(s) constituant ce document :
Fichier | Description | Taille | Format | |
---|---|---|---|---|
Importancia_musica_Educacao_TCC_2024.pdf | 163,66 kB | Adobe PDF | Voir/Ouvrir | |
Ce document est autorisé sous une licence de type Licence Creative Commons