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http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/4043
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
metadata.dc.degree.level: | Licenciatura |
Título : | O ensino da música na educação infantil: perspectivas no currículo escolar em uma instituição pública |
metadata.dc.creator: | Bergens, Eliene dos Santos |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Bertho, Renan Moretti |
metadata.dc.contributor.advisor2: | Martins, Sérgio Ricardo Oliveira |
metadata.dc.contributor.referee1: | Martins , Waleska Rodrigues Matos Oliveira |
metadata.dc.contributor.referee2: | Toman, Iulie |
Citación : | BERGENS, Eliene dos Santos. O ensino da música na educação infantil: perspectivas no currículo escolar em uma instituição pública. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Música Popular Brasileira - EAD) - Centro de Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Santo Amaro, BA, 2024. |
metadata.dc.description.resumo: | Este artigo apresenta um estudo sobre a música na educação infantil e suas contribuições para o desenvolvimento integral das crianças. O objetivo principal foi investigar como as práticas pedagógicas relacionadas à música, incorporadas no projeto político-pedagógico de uma escola rural em Itabuna, BA, podem favorecer esse desenvolvimento. A pesquisa incluiu uma análise de documentos legais e fundamentos teóricos para enriquecer a compreensão do ensino musical nas instituições de educação infantil. Os resultados destacam que a introdução da prática musical desde os primeiros anos escolares contribui para a criação de um ambiente educacional que valoriza a diversidade, estimula a criatividade e promove a cooperação. Essa abordagem não apenas potencializa a aprendizagem, mas também transforma vidas, favorecendo a construção de uma sociedade mais inclusiva e humanizada. |
Palabras clave : | Educação infantil Ensino da música Projeto político pedagógico |
Resumen : | This article presents a study on music in early childhood education and its contributions to the holistic development of children. The primary objective was to investigate how pedagogical practices related to music, incorporated into a school’s political-pedagogical project, can support this development. The research involved an analysis of legal documents and theoretical foundations to enrich understanding and guide music education in early childhood institutions. The results highlight that introducing musical practices in the early school years contributes to creating an educational environment that values diversity, stimulates creativity, and promotes cooperation. This approach not only enhances learning but also transforms lives, fostering the construction of a more inclusive and humanized society. |
metadata.dc.subject.en: | Early childhood education Music teaching Political pedagogical project |
Editorial : | Universidade Federal do Recôncavo da Bahia |
metadata.dc.publisher.department: | CECULT - Centro de Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas |
Fecha de publicación : | 12-dic-2024 |
metadata.dc.subject.cnpq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
metadata.dc.date.available: | 2024-12-26 |
URI : | http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/4043 |
Aparece en las colecciones: | CECULT - Licenciatura em Música Popular Brasileira (EaD) - TCC |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
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