Caboclo - Repositório Institucional UFRB CECULT - Centro de Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas CECULT - Cursos de Graduação CECULT - Licenciatura em Música Popular Brasileira (EaD) - TCC
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/4043
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBergens, Eliene dos Santos-
dc.date.accessioned2024-12-26T22:09:06Z-
dc.date.available2024-12-26-
dc.date.issued2024-12-12-
dc.identifier.citationBERGENS, Eliene dos Santos. O ensino da música na educação infantil: perspectivas no currículo escolar em uma instituição pública. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Música Popular Brasileira - EAD) - Centro de Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Santo Amaro, BA, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/4043-
dc.description.abstractThis article presents a study on music in early childhood education and its contributions to the holistic development of children. The primary objective was to investigate how pedagogical practices related to music, incorporated into a school’s political-pedagogical project, can support this development. The research involved an analysis of legal documents and theoretical foundations to enrich understanding and guide music education in early childhood institutions. The results highlight that introducing musical practices in the early school years contributes to creating an educational environment that values diversity, stimulates creativity, and promotes cooperation. This approach not only enhances learning but also transforms lives, fostering the construction of a more inclusive and humanized society.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Recôncavo da Bahiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectEnsino da músicapt_BR
dc.subjectProjeto político pedagógicopt_BR
dc.titleO ensino da música na educação infantil: perspectivas no currículo escolar em uma instituição públicapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoEste artigo apresenta um estudo sobre a música na educação infantil e suas contribuições para o desenvolvimento integral das crianças. O objetivo principal foi investigar como as práticas pedagógicas relacionadas à música, incorporadas no projeto político-pedagógico de uma escola rural em Itabuna, BA, podem favorecer esse desenvolvimento. A pesquisa incluiu uma análise de documentos legais e fundamentos teóricos para enriquecer a compreensão do ensino musical nas instituições de educação infantil. Os resultados destacam que a introdução da prática musical desde os primeiros anos escolares contribui para a criação de um ambiente educacional que valoriza a diversidade, estimula a criatividade e promove a cooperação. Essa abordagem não apenas potencializa a aprendizagem, mas também transforma vidas, favorecendo a construção de uma sociedade mais inclusiva e humanizada.pt_BR
dc.degree.levelLicenciaturapt_BR
dc.contributor.advisor1Bertho, Renan Moretti-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0001-7401-987Xpt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3186824198253556pt_BR
dc.contributor.advisor2Martins, Sérgio Ricardo Oliveira-
dc.contributor.advisor2IDhttps://orcid.org/0000-0003-4838-5176pt_BR
dc.contributor.advisor2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8181305894891933pt_BR
dc.contributor.referee1Martins , Waleska Rodrigues Matos Oliveira-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0001-9961-152Xpt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0717273592804339pt_BR
dc.contributor.referee2Toman, Iulie-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7910666682498619pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8239195103377671pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCECULT - Centro de Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadaspt_BR
dc.publisher.initialsUFRBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICApt_BR
dc.subject.enEarly childhood educationpt_BR
dc.subject.enMusic teachingpt_BR
dc.subject.enPolitical pedagogical projectpt_BR
Aparece na(s) coleção(ões):CECULT - Licenciatura em Música Popular Brasileira (EaD) - TCC

Arquivo(s) associado(s) a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Ensino_Musica_Educacao_TCC_2024.pdf524,48 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons