Caboclo - Repositório Institucional UFRB CETEC - Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas PROFMAT - Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional CETEC - PROFMAT - Dissertações/TCC
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/4001
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Alison Quiroz-
dc.date.accessioned2024-12-11T17:34:55Z-
dc.date.available2024-12-11T17:34:55Z-
dc.date.issued2015-07-09-
dc.identifier.urihttp://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/4001-
dc.description.abstractThe present study aims to ratify the relevance of the theory of graphs for basic education, especially for the improvement of mathematics, becoming an important tool in the development of logical reasoning of students, and not promote excessive use of formulas solving problems associated with Combinatorial Analysis and Probability. In this sense, will be highlighted some classic problems that helped in the origin theory, presenting concepts and definitions for better understanding of the theory, which respond to practices and interdisciplinary applications.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Recôncavo da Bahiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAnálise combinatóriapt_BR
dc.subjectEducação básicapt_BR
dc.subjectGrafospt_BR
dc.subjectProbabilidadept_BR
dc.titleGrafos: uma ferramenta possível e necessária na educação básicapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho busca ratificar a relevância da Teoria dos Grafos para a Educação Básica, sobretudo para o aprimoramento da Matemática, tornando-se uma importante ferramenta no desenvolvimento do raciocínio lógico dos discentes, além de não fomentar o uso excessivo de fórmulas na resolução de problemas de Análise Combinatória e Probabilidade. Neste sentido, serão destacados alguns problemas clássicos que ajudaram no surgimento da teoria, apresentando-se conceitos e definições para melhor compreensão da teoria, as quais respondem à aplicações práticas e interdisciplinares.pt_BR
dc.degree.levelMestrado Profissionalpt_BR
dc.contributor.advisor1Azevedo, Juarez dos Santos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1750344103498728pt_BR
dc.contributor.referee1Sherafat, Hassan-
dc.contributor.referee2Santos, José Valentim dos-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4105098817271135pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCETEC - Centro de Ciências Exatas e Tecnológicaspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacionalpt_BR
dc.publisher.initialsUFRBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.subject.enCombinatorial analysispt_BR
dc.subject.enBasic educationpt_BR
dc.subject.enGraphspt_BR
dc.subject.enProbabilitypt_BR
Aparece na(s) coleção(ões):CETEC - PROFMAT - Dissertações/TCC

Arquivo(s) associado(s) a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Grafos_Ferramenta_Possivel_Dissertacao_2015.pdf1,51 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.