Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document :
http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3873
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
metadata.dc.degree.level: | Licenciatura |
Titre: | “A Modelagem do corpo”: o papel da escola frente ao estigma da adolescente gorda na sociedade |
metadata.dc.creator: | Santos, Daylane Pereira dos |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Oliveira, Thereza Cristina Bastos Costa de |
metadata.dc.contributor.referee1: | Wink, Ingrid |
metadata.dc.contributor.referee2: | Andrade, Maria Eurácia Barreto de |
Référence bibliographique: | SANTOS, Daylane Pereira dos. “A modelagem do corpo”: o papel da escola frente ao estigma da adolescente gorda na sociedade, Amargosa-BA. 2024. 37 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2024. |
metadata.dc.description.resumo: | A presente pesquisa intitulada “A Modelagem do Corpo” : O papel da escola frente ao estigma da adolescente gorda na sociedade, tem como objetivo geral, problematizar a importância de se trabalhar um processo de conscientização por parte da educação. Desse modo, por meio dos objetivos específicos, buscamos compreender como os corpos gordos femininos são observados na sociedade e no contexto escolar, além de, conceitualizar o termo gordofobia; sendo abordado, analisado e investigado o papel e a relevância do universo escolar, desmistificando o preconceito que gravita em torno da mulher gorda. Apoiados nos estudos de Medeiros (2011), Outeiral (1994) e Libâneo (2001) dentre outros autores que estudam e traçam reflexões sobre o tema. Esse trabalho se encontra ancorado sobre princípios da pesquisa qualitativa, sendo assim, como instrumento de levantamento e análise de dados foi utilizado da revisão bibliográfica analisando materiais já publicados sobre o tema. Visto isso, ancorados na obra da autora Malu Jimenez (2007) foi viabilizado questionamentos e reflexão imprescindíveis para a construção da análise desta produção. Por certo, trouxe a concepção de que a gordofobia no Brasil é um problema social e de saúde interferindo diretamente no indivíduo como um todo: corpo, espírito e psique. Na qual, busca um processo de conscientização no tocante às mazelas causadas por esse tipo de preconceito na vida de quem as sofre. |
Mots-clés: | Educação escolar Corpo gordo Mulher gorda Gordofobia Preconceito |
Editeur: | Universidade Federal do Recôncavo da Bahia |
metadata.dc.publisher.department: | CFP - Centro de Formação de Professores |
Date de publication: | 20-aoû-2024 |
metadata.dc.subject.cnpq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONAL::AVALIACAO DE SISTEMAS, INSTITUICOES, PLANOS E PROGRAMAS EDUCACIONAIS |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.date.available: | 2024-10-21T21:18:40Z |
URI/URL: | http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3873 |
Collection(s) : | CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC |
Fichier(s) constituant ce document :
Fichier | Description | Taille | Format | |
---|---|---|---|---|
Modelagem_Corpo_Papel_TCC_2024.pdf | 390,14 kB | Adobe PDF | Voir/Ouvrir | |
Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.