Caboclo - Repositório Institucional UFRB CFP - Centro de Formação de Professores CFP - Cursos de Graduação CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3873
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Grau acadêmico: Licenciatura
Título: “A Modelagem do corpo”: o papel da escola frente ao estigma da adolescente gorda na sociedade
Autor(es): Santos, Daylane Pereira dos
Orientador(a): Oliveira, Thereza Cristina Bastos Costa de
Membro(a) da banca: Wink, Ingrid
Membro(a) da banca: Andrade, Maria Eurácia Barreto de
Referência: SANTOS, Daylane Pereira dos. “A modelagem do corpo”: o papel da escola frente ao estigma da adolescente gorda na sociedade, Amargosa-BA. 2024. 37 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2024.
Resumo: A presente pesquisa intitulada “A Modelagem do Corpo” : O papel da escola frente ao estigma da adolescente gorda na sociedade, tem como objetivo geral, problematizar a importância de se trabalhar um processo de conscientização por parte da educação. Desse modo, por meio dos objetivos específicos, buscamos compreender como os corpos gordos femininos são observados na sociedade e no contexto escolar, além de, conceitualizar o termo gordofobia; sendo abordado, analisado e investigado o papel e a relevância do universo escolar, desmistificando o preconceito que gravita em torno da mulher gorda. Apoiados nos estudos de Medeiros (2011), Outeiral (1994) e Libâneo (2001) dentre outros autores que estudam e traçam reflexões sobre o tema. Esse trabalho se encontra ancorado sobre princípios da pesquisa qualitativa, sendo assim, como instrumento de levantamento e análise de dados foi utilizado da revisão bibliográfica analisando materiais já publicados sobre o tema. Visto isso, ancorados na obra da autora Malu Jimenez (2007) foi viabilizado questionamentos e reflexão imprescindíveis para a construção da análise desta produção. Por certo, trouxe a concepção de que a gordofobia no Brasil é um problema social e de saúde interferindo diretamente no indivíduo como um todo: corpo, espírito e psique. Na qual, busca um processo de conscientização no tocante às mazelas causadas por esse tipo de preconceito na vida de quem as sofre.
Palavras-chave: Educação escolar
Corpo gordo
Mulher gorda
Gordofobia
Preconceito
Editora / Instituição: Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
Centro de Ensino: CFP - Centro de Formação de Professores
Data do documento: 20-Ago-2024
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONAL::AVALIACAO DE SISTEMAS, INSTITUICOES, PLANOS E PROGRAMAS EDUCACIONAIS
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Acesso Disponível em: 2024-10-21T21:18:40Z
URI: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3873
Aparece na(s) coleção(ões):CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC

Arquivo(s) associado(s) a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Modelagem_Corpo_Papel_TCC_2024.pdf390,14 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.