Caboclo - Repositório Institucional UFRB CFP - Centro de Formação de Professores CFP - Cursos de Graduação CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3871
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.degree.level: Licenciatura
Título : Educação sexual: desafios e possibilidades nas práticas de ensino na educação infantil
metadata.dc.creator: Andrade, Tailane Santos
metadata.dc.contributor.advisor1: Macedo, Alice Costa
metadata.dc.contributor.referee1: Paluch, Larissa Rolim Borges
metadata.dc.contributor.referee2: Silva, Erica Bastos da
Citación : ANDRADE, Tailane Santos. Educação sexual: desafios e possibilidades nas práticas de ensino na educação infantil, Amargosa-BA. 2024. 38 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2024.
metadata.dc.description.resumo: A interconexão entre a sexualidade e o crescimento holístico de um indivíduo é amplamente reconhecida. No entanto, continua a existir uma resistência prevalecente à discussão deste tema, particularmente nas instituições de ensino. Muitos educadores sentem-se mal equipados ou desconfortáveis quando abordam o assunto, o presente trabalho buscou entender as dificuldades e as possibilidades de se trabalhar a educação sexual na educação infantil. Para levantar as informações necessárias, foi realizada uma entrevista semiestruturada com uma educadora de uma escola pública situada em Amargosa-Ba. Os resultados indicaram que os pais impedem significativamente o avanço da educação sexual nas escolas, juntamente com a preparação insuficiente dos educadores. Consequentemente, é urgente e essencial que as escolas criem um ambiente onde os alunos e suas famílias possam se envolver em discussões e reflexões sobre a importância da educação sexual. Além disso, enfatizamos a necessidade de programas de treinamento de professores incorporarem estudos sobre sexualidade e educação sexual em seus currículos.
Palabras clave : Pedagogia
Educação sexual
Educação infantil
Sexualidade
Resumen : The interconnectedness between sexuality and an individual's holistic growth is widely recognized. However, there is still a prevailing resistance to the discussion of this topic, particularly in educational institutions. Many educators feel ill-equipped or uncomfortable when they approach the subject, the present work sought to understand the difficulties and possibilities of working on sex education in early childhood education. To gather the necessary information, a semi-structured interview was conducted with an educator from a public school located in Amargosa-BA. The results indicated that parents significantly impede the advancement of sex education in schools, along with insufficient preparation of educators. Consequently, it is urgent and essential for schools to create an environment where students and their families can engage in discussions and reflections on the importance of sex education. In addition, we emphasize the need for teacher training programs to incorporate sexuality studies and sex education into their curricula.
metadata.dc.subject.en: Pedagogy
Sex education
Children's education
Sexuality
Editorial : Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
metadata.dc.publisher.department: CFP - Centro de Formação de Professores
Fecha de publicación : 21-ago-2024
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONAL::POLITICA EDUCACIONAL
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.date.available: 2024-10-21T20:30:04Z
URI : http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3871
Aparece en las colecciones: CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Educacao_Sexual_Desafios_TCC_2024.pdf302,22 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.