Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3858
Tipo de documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Grau acadêmico: | Licenciatura |
Título: | Educação popular na perspectiva do Sindicato dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares de Iraquara- STTRI |
Autor(es): | Souza, Edilúcia Pereira de |
Orientador(a): | Freitas, Gisélia Macedo Cardoso |
Membro(a) da banca: | Santos, Andreia Barbosa dos |
Membro(a) da banca: | Silva, Lídia Barreto da |
Referência: | SOUZA, Edilúcia Pereira de. Educação popular na perspectiva do Sindicato dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares de Iraquara- STTRI, Amargosa-BA. 2019. 51 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação do Campo) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2019. |
Resumo: | A pesquisa Educação Popular na Perspectiva do Sindicato dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares de Iraquara, tem por objetivo analisar em que medida as ações desenvolvidas pelo STTRI tem contribuído no fortalecimento da educação do campo tomando como base os processos formativos políticos sindicais baseados na educação popular, bem como para a autoafirmação e valorização dos sujeitos do campo no Município de Iraquara-BA, Tendo como principais autores conceituados: Brandão, 2007 e 1986; Gadotti, 2012; Paulo Freire, 1987; Molina e Jesus, 2004; Molina e Freitas. A educação popular na sua amplitude foi constituída num contexto de especulações, luta das classes populares mais empobrecidas em defesa de seus direitos e necessidades, contra a evolução do modelo de produção da sociedade capitalista, dessa maneira é que a educação do campo, o MSTTR e STTRI também se constituem, através da luta das organizações populares, e se encontra nessa textura contribuindo um com o outro, juntos na luta em defesa da classe trabalhadora rural do campo, através de ações pautadas na valorização do mesmo, considerando o campo como lugar de potencialidades, e não de atraso. Na sua atuação, o STTRI desenvolve ações e processos formativos como forma de fazer com que o conhecimento chegue até a base, com a intenção de promover a consciência de classe, através da troca de informações que possibilitem contribuir na ação sindical e intervenção crítica da categoria sobre a realidade social, na perspectiva transformadora através da educação popular e do campo, pensando no avanço e fortalecimento da luta do STTRI em defesa dos direitos dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Município de Iraquara enquanto entidade representativa dos mesmos. |
Palavras-chave: | Educação do campo Educação popular Movimento sindical - Rural |
Resumo em inglês: | The research Popular Education in the Perspective of the Union of Rural Workers Farmers and Family Farmers of Iraquara, aims to analyze the extent to which the acMtions developed by STTRI has contributed to the strengthening of rural education based on the formative processes of labor unions based on popular education , as well as for the self-assertion and valorization of the subjects of the field in the Municipality of Iraquara-BA, having as main authors: Brandão, 2007 and 1986; Gadotti, 2012; Paulo Freire, 1987; Molina and Jesus, 2004; Molina and Freitas. Popular education in its amplitude was constituted in a context of speculation, the struggle of the poorer classes in defense of their rights and needs, against the evolution of the model of production of capitalist society, in this way is the education of the countryside, the MSTTR and STTRI also constitute, through the struggle of the popular organizations, and is in this texture contributing with one another, together in the fight in defense of the rural working class of the field, through actions based on the valorization of the same, considering the field as place of potential, not delay. In its work, STTRI develops actions and formative processes as a way, to make knowledge reach the base, with the intention of promoting class consciousness, through the exchange of information that make it possible to contribute to union action and critical intervention of the category on social reality, in a transformative perspective through the popular education of the field, thinking about the advance and strengthening of the STTRI fight in defense of the rights of rural workers Farmers and Family Farmers of the Municipality of Iraquara as representative entity of the same. |
Palavras-chave em inglês: | Rural education Popular education Union movement - Rural |
Editora / Instituição: | Universidade Federal do Recôncavo da Bahia |
Centro de Ensino: | CFP - Centro de Formação de Professores |
Data do documento: | 19-Jul-2019 |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURAL |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Acesso Disponível em: | 2024-10-21T18:50:21Z |
URI: | http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3858 |
Aparece na(s) coleção(ões): | CFP - Licenciatura em Educação do Campo - TCC |
Arquivo(s) associado(s) a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Educacao_Popular_Perspectiva_TCC_2019.pdf | 714,89 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.