Caboclo - Repositório Institucional UFRB CCAAB - Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas CCAAB - Cursos de Graduação CCAAB - Licenciatura em Biologia - TCC
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3846
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorOliveira, Sara Cristina Santos-
dc.date.accessioned2024-10-18T20:21:37Z-
dc.date.available2024-10-18T20:21:37Z-
dc.date.issued2023-05-22-
dc.identifier.urihttp://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3846-
dc.description.abstractThis study aims to present the challenges and possibilities in using field classes as a pedagogical strategy for teaching biology, qualitative research conducted with students of the year of Agricultural and Administration and 3rd from a 1st year of Agricultural and Information Technology, high school, the Alberto Torres II State College - CETEP, in the municipality of Cruz das Almas, Bahia. The study included three field classes, two inside the school environment and one outside the school, in the Forest Park Mata de Cazuzinha, also in the municipality of Cruz das Almas- BA, with different classes in order to investigate the impact of this practice on student learning and the possible challenges that permeate the implementation of this type of activity, both inside and out side the school environment. The research also identified challenges in the implementation of the field class, such relation to transportation and the logistics required to carry as the difficulty it out. Results obtained indicated that the field classisan effective pedagogical strategy in The for teaching biology, allowing a more practical and contextualized approach to the contents. In addition, the students were more motivated and engaged relation to the learning process and the implementation of field classes. In in summary, the study high lights the importance of the field class as an efficient pedagogical strategy in biology teaching, but also high lights the importance of planning and consideration of the challenges involved in its implementation.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVOpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAprendizagem - Estratégia pedagógicapt_BR
dc.subjectInteração - Aulas de campopt_BR
dc.subjectPlanejamento - Ensino de Biologiapt_BR
dc.subjectCruz das Almas (BA)pt_BR
dc.titleDesafios e possibilidades no uso da aula de campo como estratégia pedagógica para o ensino de Biologiapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoEsse estudo busca apresentar os desafios e as possibilidades na utilização de aulas de campo enquanto estratégia pedagógica para o ensino de Biologia, a partir de uma pesquisa qualitativa realizada com alunos do 1° ano de Agropecuária, 1° Administração, 3° ano de Agropecuária e 3° ano de Informática, do ensino médio, do Colégio Estadual Alberto Torres II - CETEP, no município de Cruz das Almas, Bahia. O estudo incluiu a realização de três aulas de campo, duas dentro do ambiente escolar e outra fora da escola, no Parque Florestal Mata de Cazuzinha, também no município de Cruz das Almas- BA, com diferentes turmas a fim de investigar o impacto dessa prática no aprendizado dos estudantes e os possíveis desafios que permeiam a realização desse tipo de atividade, tanto dentro, quanto fora do ambiente escolar. A pesquisa também identificou desafios na implementação da aula de campo, tais como a dificuldade em relação ao transporte e as logísticas necessárias para a realização da mesma. Os resultados obtidos indicaram que a aula de campo é uma estratégia pedagógica eficaz para o ensino de biologia, permitindo uma abordagem mais prática e contextualizada dos conteúdos. Além disso, os alunos mostraram-se mais motivados e engajados em relação ao processo de aprendizagem e a realização de aulas de campo. Em suma, o estudo destaca a importância da aula de campo como uma estratégia pedagógica eficiente no ensino de biologia, mas também ressalta a importância de um planejamento prévio e da consideração dos desafios envolvidos na sua implementação.pt_BR
dc.degree.levelLicenciaturapt_BR
dc.contributor.advisor1Martins, Márcio Lacerda Lopes-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0354535767513459pt_BR
dc.contributor.referee1Almeida, Renato de-
dc.contributor.referee2Jesus, Rodrigo José Araujo de-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCCAAB - Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicaspt_BR
dc.publisher.initialsUFRBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICASpt_BR
dc.subject.enLearning - Pedagogical strategypt_BR
dc.subject.enInteraction - Field classespt_BR
dc.subject.enPlanning - Biology teachingpt_BR
dc.subject.enCruz das Almas (BA)pt_BR
Aparece na(s) coleção(ões):CCAAB - Licenciatura em Biologia - TCC

Arquivo(s) associado(s) a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Desafios_Possibilidades_Uso_TCC_2023.pdf4,8 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.