Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3846
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Oliveira, Sara Cristina Santos | - |
dc.date.accessioned | 2024-10-18T20:21:37Z | - |
dc.date.available | 2024-10-18T20:21:37Z | - |
dc.date.issued | 2023-05-22 | - |
dc.identifier.uri | http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3846 | - |
dc.description.abstract | This study aims to present the challenges and possibilities in using field classes as a pedagogical strategy for teaching biology, qualitative research conducted with students of the year of Agricultural and Administration and 3rd from a 1st year of Agricultural and Information Technology, high school, the Alberto Torres II State College - CETEP, in the municipality of Cruz das Almas, Bahia. The study included three field classes, two inside the school environment and one outside the school, in the Forest Park Mata de Cazuzinha, also in the municipality of Cruz das Almas- BA, with different classes in order to investigate the impact of this practice on student learning and the possible challenges that permeate the implementation of this type of activity, both inside and out side the school environment. The research also identified challenges in the implementation of the field class, such relation to transportation and the logistics required to carry as the difficulty it out. Results obtained indicated that the field classisan effective pedagogical strategy in The for teaching biology, allowing a more practical and contextualized approach to the contents. In addition, the students were more motivated and engaged relation to the learning process and the implementation of field classes. In in summary, the study high lights the importance of the field class as an efficient pedagogical strategy in biology teaching, but also high lights the importance of planning and consideration of the challenges involved in its implementation. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem - Estratégia pedagógica | pt_BR |
dc.subject | Interação - Aulas de campo | pt_BR |
dc.subject | Planejamento - Ensino de Biologia | pt_BR |
dc.subject | Cruz das Almas (BA) | pt_BR |
dc.title | Desafios e possibilidades no uso da aula de campo como estratégia pedagógica para o ensino de Biologia | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.description.resumo | Esse estudo busca apresentar os desafios e as possibilidades na utilização de aulas de campo enquanto estratégia pedagógica para o ensino de Biologia, a partir de uma pesquisa qualitativa realizada com alunos do 1° ano de Agropecuária, 1° Administração, 3° ano de Agropecuária e 3° ano de Informática, do ensino médio, do Colégio Estadual Alberto Torres II - CETEP, no município de Cruz das Almas, Bahia. O estudo incluiu a realização de três aulas de campo, duas dentro do ambiente escolar e outra fora da escola, no Parque Florestal Mata de Cazuzinha, também no município de Cruz das Almas- BA, com diferentes turmas a fim de investigar o impacto dessa prática no aprendizado dos estudantes e os possíveis desafios que permeiam a realização desse tipo de atividade, tanto dentro, quanto fora do ambiente escolar. A pesquisa também identificou desafios na implementação da aula de campo, tais como a dificuldade em relação ao transporte e as logísticas necessárias para a realização da mesma. Os resultados obtidos indicaram que a aula de campo é uma estratégia pedagógica eficaz para o ensino de biologia, permitindo uma abordagem mais prática e contextualizada dos conteúdos. Além disso, os alunos mostraram-se mais motivados e engajados em relação ao processo de aprendizagem e a realização de aulas de campo. Em suma, o estudo destaca a importância da aula de campo como uma estratégia pedagógica eficiente no ensino de biologia, mas também ressalta a importância de um planejamento prévio e da consideração dos desafios envolvidos na sua implementação. | pt_BR |
dc.degree.level | Licenciatura | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Martins, Márcio Lacerda Lopes | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0354535767513459 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Almeida, Renato de | - |
dc.contributor.referee2 | Jesus, Rodrigo José Araujo de | - |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | CCAAB - Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRB | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS | pt_BR |
dc.subject.en | Learning - Pedagogical strategy | pt_BR |
dc.subject.en | Interaction - Field classes | pt_BR |
dc.subject.en | Planning - Biology teaching | pt_BR |
dc.subject.en | Cruz das Almas (BA) | pt_BR |
Aparece na(s) coleção(ões): | CCAAB - Licenciatura em Biologia - TCC |
Arquivo(s) associado(s) a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Desafios_Possibilidades_Uso_TCC_2023.pdf | 4,8 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.