Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document :
http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3839
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
metadata.dc.degree.level: | Licenciatura |
Titre: | O Processo de fechamento e nucleação em duas escolas do campo no município de Mutuípe-BA |
metadata.dc.creator: | Dahora, Marilane Marques dos Santos |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Silva, Janaine Zdebski da |
Référence bibliographique: | DAHORA, Marilane Marques dos Santos. O processo de fechamento e nucleação em duas escolas do campo no município de Mutuípe-BA, Amargosa-BA. 2022. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação do Campo) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2022. |
metadata.dc.description.resumo: | A pesquisa tem como objetivo compreender como se deu o processo de fechamento de duas escolas do campo no município de Mutuípe no ano de 2007. Realizamos o registro e o estudo reflexivo sobre o fechamento e nucleação das as Escolas Dr. Bartolomeu Antero Chaves, da Comunidade Massaranduba e a Escola Benjamim Constante, da Comunidade Ponte de Terra, visando identificar os impactos de seu fechamento para a comunidade local. Buscou-se por meio de visitas, registros no diário de campo, entrevistas e busca ativa de material no Espaço Administrativo Pedagógico das Escolas do Campo de Mutuípe, identificar os registros formais e a memória da comunidade acerca do período em que as Escolas Dr. Bartolomeu Antero Chaves e a Escola Benjamim Constante foram fechadas pelo poder público. Como resultados indicamos a intrínseca relação entre o projeto de campo do capitalismo, o esvaziamento do campo e o fechamento de escolas neste espaço, bem como, destacamos as artimanhas do Estado que engendram a visão que a comunidade constrói em torno da justificativa do fechamento, e ainda, a dificuldade de mobilização naquele período em prol da permanência das Escolas abertas. Registra-se o fechamento de duas Escolas do Campo que eram os únicos espaços públicos, órgãos do Estado nas comunidades. |
Mots-clés: | Educação do campo Escola do campo Mutuípe - Bahia |
Editeur: | Universidade Federal do Recôncavo da Bahia |
metadata.dc.publisher.department: | CFP - Centro de Formação de Professores |
Date de publication: | 2022 |
metadata.dc.subject.cnpq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURAL |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.date.available: | 2024-10-17T18:39:05Z |
URI/URL: | http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3839 |
Collection(s) : | CFP - Licenciatura em Educação do Campo - TCC |
Fichier(s) constituant ce document :
Fichier | Description | Taille | Format | |
---|---|---|---|---|
Processo_Fechamento_Nucleacao_TCC_2022.pdf | 1,13 MB | Adobe PDF | Voir/Ouvrir | |
Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.