Caboclo - Repositório Institucional UFRB CFP - Centro de Formação de Professores CFP - Cursos de Graduação CFP - Licenciatura em Educação do Campo - TCC
Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document : http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3837
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.degree.level: Licenciatura
Titre: Pioneirismo e retomada: narrativas e análise da construção das experiências educativas da Escola Comunidade Rural (ECR) e da Escola Família Agrícola Regional (EFAR) em Brotas de Macaúbas – BA
metadata.dc.creator: Moura, Genival Pereira de Araújo
metadata.dc.contributor.advisor1: Carvalho, Franklin Plessmann de
metadata.dc.contributor.referee1: Cavalcante, Ludmila Oliveira Holanda
metadata.dc.contributor.referee2: Nascimento, Priscila Brasileiro Silva do
Référence bibliographique: MOURA, Genival Pereira de Araújo Moura. Pioneirismo e retomada: narrativas e análise da construção das experiências educativas da Escola Comunidade Rural (ECR) e da Escola Família Agrícola Regional (EFAR) em Brotas de Macaúbas – BA, Amargosa-BA. 2019. 133 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação do Campo) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2019.
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho de conclusão de curso descreve duas experiências educativas vivenciadas por comunidades tradicionais do sertão da Bahia. A primeira experiência se refere à Escola Comunidade Rural (1975 a 1994), considerada a primeira escola em alternância do Estado da Bahia. A segunda Experiência se refere a retomada dessa experiência educativa, em 2009, que culminou na construção da Escola Família Agrícola Regional. As sedes de ambas as escolas se localizam no município de Brotas de Macaúbas, mas seu raio de atuação compreende os municípios vizinhos, como destaque para Ipupiara, Oliveira dos Brejinhos e Morpará. Assim como outros Centros Familiares de Formação por Alternância (CEFAs), essas experiências estão referenciadas em 4 pilares: Pedagogia da Alternância, Associação local, Formação Integral e Desenvolvimento Local. Este trabalho partiu de minha vivência pessoal e da interlocução com pessoas que viveram de perto cada uma destas experiências. Selecionei narrativas e elaborei análises para compreender melhor essas duas experiências educativas, interessado em aferir quais as motivações dos agentes sociais envolvidos nessas construções. A investigação propiciou estabelecer uma relação de pesquisa com oito interlocutores. Também realizei pesquisas bibliográficas, observações e análises documentais. O processo investigativo, que se inicia com este trabalho de conclusão do curso de licenciatura em educação do campo, promoveu a construção dessa monografia que, sinteticamente, me possibilitou aproximar destas duas experiências que ocorrerem em tempos distintos. Neste trabalho faço algumas comparações visando compreender quais as principais questões, os desafios, as oportunidades que podem ser percebidos nestas experiências de educação. Quais as motivações de um povo que sonha e batalha por uma educação contextualizada à realidade local? Uma educação orientada pela Pedagogia da Alternância e que necessita do fortalecimento da base social que constrói a escola cotidianamente. Base essa que carece de autonomia administrativa e financeira, que empreende uma luta coletiva para a garantir o direito em definir que escola se deseja. Quais conhecimentos, quais processos educativos devem ser validados? A construção da realidade referenciada por sonhos e utopias.
Mots-clés: Educação do campo
Pedagogia da alternância
Família agrícola
Editeur: Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
metadata.dc.publisher.department: CFP - Centro de Formação de Professores
Date de publication: 18-sep-2019
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURAL
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.date.available: 2024-10-17T18:18:54Z
URI/URL: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3837
Collection(s) :CFP - Licenciatura em Educação do Campo - TCC

Fichier(s) constituant ce document :
Fichier Description TailleFormat 
Pioneirismo_Retomadas_Narrativas_TCC_2019.pdf2,08 MBAdobe PDFVoir/Ouvrir


Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.