Caboclo - Repositório Institucional UFRB CFP - Centro de Formação de Professores CFP - Cursos de Graduação CFP - Licenciatura em Educação do Campo - TCC
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3836
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Grau acadêmico: Licenciatura
Título: O Processo de fechamento e nucleação em duas escolas do campo no município de Mutuípe-BA
Autor(es): Dahora, Marilane Marques dos Santos
Orientador(a): Silva, Janaine Zdebski da
Referência: DAHORA, Marilane Marques dos Santos. O Processo de fechamento e nucleação em duas escolas do campo no município de Mutuípe-BA, Amargosa-BA. 2022. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação do Campo) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2022.
Resumo: A pesquisa tem como objetivo compreender como se deu o processo de fechamento de duas escolas do campo no município de Mutuípe no ano de 2007. Realizamos o registro e o estudo reflexivo sobre o fechamento e nucleação das as Escolas Dr. Bartolomeu Antero Chaves, da Comunidade Massaranduba e a Escola Benjamim Constante, da Comunidade Ponte de Terra, visando identificar os impactos de seu fechamento para a comunidade local. Buscou-se por meio de visitas, registros no diário de campo, entrevistas e busca ativa de material no Espaço Administrativo Pedagógico das Escolas do Campo de Mutuípe, identificar os registros formais e a memória da comunidade acerca do período em que as Escolas Dr. Bartolomeu Antero Chaves e a Escola Benjamim Constante foram fechadas pelo poder público. Como resultados indicamos a intrínseca relação entre o projeto de campo do capitalismo, o esvaziamento do campo e o fechamento de escolas neste espaço, bem como, destacamos as artimanhas do Estado que engendram a visão que a comunidade constrói em torno da justificativa do fechamento, e ainda, a dificuldade de mobilização naquele período em prol da permanência das Escolas abertas. Registra-se o fechamento de duas Escolas do Campo que eram os únicos espaços públicos, órgãos do Estado nas comunidades.
Palavras-chave: Educação do campo
Escola do campo
Bahia - Mutuípe
Editora / Instituição: Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
Centro de Ensino: CFP - Centro de Formação de Professores
Data do documento: 2022
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURAL
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Acesso Disponível em: 2024-10-17T18:07:47Z
URI: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3836
Aparece na(s) coleção(ões):CFP - Licenciatura em Educação do Campo - TCC

Arquivo(s) associado(s) a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Processo_Fechamento_Nucleacao_TCC_2022.pdf1,13 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.