Caboclo - Repositório Institucional UFRB CFP - Centro de Formação de Professores CFP - Cursos de Graduação CFP - Licenciatura em Educação do Campo - TCC
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorDahora, Marilane Marques dos Santos-
dc.date.accessioned2024-10-17T18:07:47Z-
dc.date.available2024-10-17T18:07:47Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.citationDAHORA, Marilane Marques dos Santos. O Processo de fechamento e nucleação em duas escolas do campo no município de Mutuípe-BA, Amargosa-BA. 2022. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação do Campo) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3836-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Recôncavo da Bahiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação do campopt_BR
dc.subjectEscola do campopt_BR
dc.subjectBahia - Mutuípept_BR
dc.titleO Processo de fechamento e nucleação em duas escolas do campo no município de Mutuípe-BApt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoA pesquisa tem como objetivo compreender como se deu o processo de fechamento de duas escolas do campo no município de Mutuípe no ano de 2007. Realizamos o registro e o estudo reflexivo sobre o fechamento e nucleação das as Escolas Dr. Bartolomeu Antero Chaves, da Comunidade Massaranduba e a Escola Benjamim Constante, da Comunidade Ponte de Terra, visando identificar os impactos de seu fechamento para a comunidade local. Buscou-se por meio de visitas, registros no diário de campo, entrevistas e busca ativa de material no Espaço Administrativo Pedagógico das Escolas do Campo de Mutuípe, identificar os registros formais e a memória da comunidade acerca do período em que as Escolas Dr. Bartolomeu Antero Chaves e a Escola Benjamim Constante foram fechadas pelo poder público. Como resultados indicamos a intrínseca relação entre o projeto de campo do capitalismo, o esvaziamento do campo e o fechamento de escolas neste espaço, bem como, destacamos as artimanhas do Estado que engendram a visão que a comunidade constrói em torno da justificativa do fechamento, e ainda, a dificuldade de mobilização naquele período em prol da permanência das Escolas abertas. Registra-se o fechamento de duas Escolas do Campo que eram os únicos espaços públicos, órgãos do Estado nas comunidades.pt_BR
dc.degree.levelLicenciaturapt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Janaine Zdebski da-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCFP - Centro de Formação de Professorespt_BR
dc.publisher.initialsUFRBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURALpt_BR
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