Caboclo - Repositório Institucional UFRB CFP - Centro de Formação de Professores CFP - Cursos de Graduação CFP - Licenciatura em Educação do Campo - TCC
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3822
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Grau acadêmico: Licenciatura
Título: A Participação dos jovens do campo no sindicato dos trabalhadores rurais agricultores e agricultoras familiares - STTR do município de Urandi-BA
Autor(es): Morais, Ginaldo Ferreira
Orientador(a): Silva, Janaine Zdebski da
Referência: MORAIS, Ginaldo Ferreira. A Participação dos jovens do campo no sindicato dos trabalhadores rurais agricultores e agricultoras familiares - STTR do município de Urandi-BA, Amargosa-BA. 2021. 78 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação do Campo) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2021.
Resumo: O presente estudo emana de uma inquietação, em compreender como tem sido a participação da juventude rural do município de Urandi no movimento sindical. Neste sentido, o objetivo geral do trabalho se norteou em pesquisar como se configura a participação dos jovens do campo no Sindicato dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Município de Urandi-BA. Além disso, pôde compreender os conceitos de sindicalismo rural no Brasil e de juventude camponesa, sistematizou as lutas sociais e sindicais historicamente vivenciadas pelos agricultores e agricultores de Urandi e identificou fatores que interferem positivamente e de forma negativa na participação dos jovens no Sindicato Rural do município de Urandi. Para tanto, ocorreu um embasamento em alguns autores como, Rossi (2009), Mattos (2009), Gohn (2011), Coggiola (2010), Bogo (2010), Borges (2006) e Goettert (2001) para discutir sindicalismo e movimentos sociais. Para a discussão sobre juventude e juventude rural e Educação do Campo, baseamos em autores como Castro (2009), Abramo (2014), Rabello (2014) e Caldart (2012). Deste modo, no decorrer desta escrita, ocorreu uma discussão dividida em três capítulos, onde no primeiro foi feito uma abordagem acerca do surgimento do sindicalismo de um modo geral como base para entender o início das primeiras formações sindicais e a luta da classe trabalhadora por melhores condições de trabalho. O segundo baseou numa discussão sobre o conceito de juventude e juventude rural abarcando diferentes aspectos dessa categoria como as potencialidades que os definem e as limitações que excluem, discriminam e desmotivam os jovens perante a sociedade. E por fim, um aprofundamento sobre como se dá a vinculação desses jovens no sindicato, e como a entidade tem atuado para fortalecer a vinculação desses sujeitos em suas atividades e na luta em defesa da classe trabalhadora. A metodologia utilizada teve como base a pesquisa bibliográfica, e um levantamento de dados empíricos com cinco jovens de diferentes comunidades rurais de Urandi, através de uma entrevista semiestruturada de cunho qualitativo, onde pôde identificar a importância da participação dos jovens no movimento sindical e social, a necessidade de fortalecer o incentivo aos jovens que ainda não participam em ocupar os espaços de luta por direitos e melhorias de vida, e, também demonstrou que é essencial quanto a existência do sindicato como representação dessa classe.
Palavras-chave: Juventude
Sindicalismo
Educação
Campo
Educação do campo
Trabalhadores rurais - Atividades políticas
Resumo em inglês: In this study emanates from a concern, in understanding how the participation of rural youth from Urandi city has been in the union movement. In this sense, the general goal of the work was guided in researching how the participation of rural youth in the Union of Rural Workers family and farmers of the Municipality of Urandi-BA is configured. Further, it was able to understand the concepts of rural unionism in Brazil and peasant youth, systematized the social and union struggles historically experienced by farmers in Urandi and identified factors that positively and negatively interfere in the participation of young people in the Rural Union of the municipality of Urandi. Therefore, there was a basis in some authors such as Rossi (2009), Mattos (2009), Gohn (2011), Coggiola (2010), Bogo (2010), Borges (2006) and Goettert (2001) to discuss unionism and social movements. For the discussion on youth, rural youth and Rural Education, we based on authors such as Castro (2009), Abramo (2014), Rabello (2014) and Caldart (2012). This way, in the course of this writing, there was a discussion divided into three chapters, where in the first an approach was made about the emergence of trade unionism in general as a basis for understanding the beginning of the first union formations and the struggle of the working class for better work conditions. The second chapter was based on the discussion about the concept of youth and rural youth, covering different aspects of this category such as the potentialities that define them and the limitations that exclude, discriminate and discourage young people from society. And finally, the presentation of empirical data and deepening on how these young people are linked to the union, and how the entity has acted to strengthen the link of these subjects in their activities and in the struggle in defense of the working class. The methodology used was based on bibliographic research and a survey of empirical data with five young people from different rural communities in Urandi, through a semi-structured qualitative interview, where it was possible to identify the importance of youth participation in the union and social movement, the need to strengthen the incentive for young people who still don’t participate in occupying the spaces of struggle for rights and improvements in life, and also demonstrated that it is essential regarding the existence of the union as a representation of this class.
Palavras-chave em inglês: Youth
Trade unionism
Education
Field
Rural education
Rural workers - Political activities
Editora / Instituição: Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
Centro de Ensino: CFP - Centro de Formação de Professores
Data do documento: 2021
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURAL
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Acesso Disponível em: 2024-10-14T14:00:03Z
URI: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3822
Aparece na(s) coleção(ões):CFP - Licenciatura em Educação do Campo - TCC

Arquivo(s) associado(s) a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Participacao_Jovens_Campo_TCC_2021.pdf799,97 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.