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metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.degree.level: Licenciatura
Título : Multimodalidade no domínio jornalístico em meio digital: aspectos sociocognitivos na construção textual dos sentidos
metadata.dc.creator: Santana, Sílvia Letícia da Silva
metadata.dc.contributor.advisor1: Lé, Jaqueline Barreto
metadata.dc.contributor.referee1: Santos, Fernanda Maria Almeida dos
metadata.dc.contributor.referee2: Silva, Amanda dos Reis
Citación : SANTANA, Sílvia Letícia da Silva. Multimodalidade no domínio jornalístico em meio digital: aspectos sociocognitivos na construção textual dos sentidos. 2019. f 133. Trabalho de Conclusão de Curso (LICENCIATURA EM LETRAS: LÍNGUA PORTUGUESA/ LIBRAS/ LÍNGUA INGLESA) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2019.
metadata.dc.description.resumo: Esta pesquisa tem por objetivo analisar o fenômeno da multimodalidade em gêneros do domínio jornalístico, em especial, em blogs, charges e tweets do jornal digital Folha de São Paulo e O Globo, com o intuito de observar como os recursos multimodais interferem na leitura e construção textual dos sentidos, a partir da depreensão dos objetos do discurso. Para tanto, busca-se verificar as etapas de ativação dos objetos de discurso a partir do signo visual proposto por Kress e Van Leeuwen (2006) e, ao mesmo tempo, caracterizar o contexto sociocognitivo atrelado à leitura do texto multimodal e à construção interacional do (s) sentido (s). Para Bentes et al (2010, p. 398), apesar do desenvolvimento das teorias do texto nos últimos anos, o tema da multimodalidade tem recebido um tratamento tangencial e inseri-lo no escopo das abordagens teóricas atuais implica: a) um necessário alargamento do conceito de texto, incorporando elementos não verbais (imagem, cor etc.); b) o uso de dispositivos analíticos específicos das teorias do texto que permitam investigar tais signos. Seguindo a perspectiva teórica da Linguística Textual e da Semiótica Social, o fenômeno da multimodalidade é abordado, aqui, com base nos trabalhos de autores como Marcuschi (2008), Bentes et al (2010), Dionisio (2011), Romualdo (2000), Koch e Elias (2006, 2008), Kress e Van Leeuwen (2006). O trabalho adota a pesquisa bibliográfica, por meio de levantamento de referencial teórico já publicado na área e a análise qualitativa dos dados. O corpus da pesquisa é formado por 100 textos do domínio jornalístico, sendo selecionados como amostra 22 textos de jornais de circulação nacional (O Globo, Folha de São Paulo), distribuídos em três gêneros digitais: (6) charge, (9) post de blog e (7) tweet. A partir desta pesquisa, analisou-se de que maneira a multimodalidade atua na construção textual do sentido, sendo também essenciais à investigação as noções de gênero (Bakhtin, 2011), domínio (Marcuschi, 2008) e suporte (Bonini, 2011). Os resultados da análise apontaram que os gêneros investigados possuem recursos multimodais característicos de sua estrutura composicional, estilo e conteúdo temático. Também, com a mudança do jornal impresso para o digital, as charges não acompanharam as mudanças do suporte. Constatamos, também, que o blog e o tweet são ricos exemplos de multimodalidade, e o tweet, por sua escrita reduzida, abarca uma maior diversidade de recursos multimodais. Conclui-se, portanto, que a multimodalidade é imprescindível para a construção textual de sentidos.
Palabras clave : Linguística textual
Texto jornalístico
Tecnologia digital
Resumen : This research aims to analyze the phenomenon of multimodality in genres of the journalistic domain, especially blogs, cartoons and tweets of the digital newspaper Folha de São Paulo and O Globo, in order to observe how multimodal resources interfere with reading and textual construction of the senses, based on the understanding of the speech objects. To this end, we seek to verify the activation stages of speech objects from the visual sign proposed by Kress and Van Leeuwen (2006) and, at the same time, characterize the sociocognitive context linked to the reading of the multimodal text and the interactional construction of the text. (s) sense (s). For Bentes et al (2010, p. 398), despite the development of text theories in recent years, the subject of multimodality has received a tangential treatment and inserting it within the scope of current theoretical approaches implies: a) a necessary widening of the concept of text, incorporating nonverbal elements (image, color etc.); b) the use of specific analytical devices of the theories of the text to investigate such signs. Following the theoretical perspective of Textual Linguistics and Social Semiotics, the phenomenon of multimodality is approached here, based on the works of authors such as Marcuschi (2008), Bentes et al. (2010), Dionisio (2011), Romualdo (2000), Koch and Elias (2006, 2008), Kress and Van Leeuwen (2006). The work adopts the bibliographic research, by means of survey of theoretical reference already published in the area and the qualitative analysis of the data. The research corpus consists of 100 texts from the journalistic domain, being selected as a sample 22 texts from national newspapers (O Globo, Folha de São Paulo), distributed in three digital genres: (6) charge, (9) blog post and (7) tweet. From this research, it was analyzed how multimodality acts in the textual construction of meaning, being also essential to the investigation the notions of gender (Bakhtin, 2011), domain (Marcuschi, 2008) and support (Bonini, 2011). The results of the analysis indicated that the investigated genres have multimodal features characteristic of their compositional structure, style and thematic content. Also, with the switch from print to digital, the cartoons did not keep up with changes in media. We also found that blogging and tweeting are rich examples of multimodality, and tweeting for its reduced writing encompasses a greater diversity of multimodal features. Therefore, it can be concluded that multimodality is essential for the textual construction of meanings.
metadata.dc.subject.en: Textual linguistics
Journalistic text
Digital technology
Editorial : Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
metadata.dc.publisher.department: CFP - Centro de Formação de Professores
Fecha de publicación : 11-dic-2019
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.date.available: 2024-10-10T19:07:00Z
URI : http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3815
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