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http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3809
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
metadata.dc.degree.level: | Licenciatura |
Titre: | A Paixão segundo G.H., de Clarice Lispector, e o estrangeiro, de Llbert Camus: a construção da existência através da palavra |
metadata.dc.creator: | Cabral, Deivity Kássio Correia |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Bispo, Ângela Vilma Santos |
metadata.dc.contributor.referee1: | Santiago, Ana Rita |
metadata.dc.contributor.referee2: | Reis, Ricardo Pacheco |
Référence bibliographique: | CABRAL, Deivity Kássio Correia. A paixão segundo G.H., de Clarice Lispector, e O estrangeiro, de Llbert Camus: a construção da existência através da palavra 2019. 93 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Licenciatura em Letras Língua Portuguesa/Libras/Língua Inglesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2019. |
metadata.dc.description.resumo: | Este estudo investiga aspectos formais e temáticos construtores da existência nas respectivas obras literárias: A Paixão Segundo de G.H., de Clarice Lispector e O Estrangeiro, de Albert Camus. As minhas reflexões estão orientadas acerca das relações ético-sensoriais e o modo que a existência humana está retratada nas obras supracitadas. Posto isso, problematizo aspectos concernentes à fortuna crítica de ambos os autores, evidenciando conceitos interpretativos que auxiliem na compreensão estética, filosófica e sócio histórica referentes às obras supracitadas; busco inter-relacionar elementos semelhantes e distintivos, identificados na análise de ambas narrativas; seleciono aspectos estéticos ligados à forma e ao conteúdo concernentes às ambas experiências ficcionais das personagens, viabilizando discussões acerca da convenção social, dos valores morais e a formação subjetiva do homem na modernidade; e, por fim, discuto a percepção do Absurdo, vivenciada por cada personagem, compreendendo suas distintas experiências filosófico-existenciais. À medida que analiso as existências narradas, uma vasta perspectiva de observação se faz perceptível. No entanto, as percepções, atos e demais aspectos que formam a vida de cada personagem foram os elementos que orientaram as relações estéticas, filosóficas e psicológicas, aqui realizadas. Diante das discussões feitas, concluo que Camus e Clarice, sob estéticas diferentes, nos levam a divisar com os mesmos “muros” do absurdo, onde a razão se restringe diante da incompreensão da vida. Ambos romances nos direcionam a atitudes lúcidas, posto que uma economia de pensamento e de linguagem orienta o processo de subjetividade do homem na contemporaneidade, levando-o a equilibrar seus desejos e a sobreviver diante da irracionalidade de sua própria condição existencial. |
Mots-clés: | Literatura Literatura brasileira Literatura francesa Texto - Aspectos formais Texto - Aspectos temáticos Clarice Lispector Conceitos interpretativos |
Editeur: | Universidade Federal do Recôncavo da Bahia |
metadata.dc.publisher.department: | CFP - Centro de Formação de Professores |
Date de publication: | 25-fév-2019 |
metadata.dc.subject.cnpq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURA COMPARADA |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.date.available: | 2024-10-09T23:29:30Z |
URI/URL: | http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3809 |
Collection(s) : | CFP - Licenciatura em Letras - TCC |
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