Caboclo - Repositório Institucional UFRB CFP - Centro de Formação de Professores CFP - Cursos de Graduação CFP - Licenciatura em Letras - TCC
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dc.creatorCabral, Deivity Kássio Correia-
dc.date.accessioned2024-10-09T23:29:30Z-
dc.date.available2024-10-09T23:29:30Z-
dc.date.issued2019-02-25-
dc.identifier.citationCABRAL, Deivity Kássio Correia. A paixão segundo G.H., de Clarice Lispector, e O estrangeiro, de Llbert Camus: a construção da existência através da palavra 2019. 93 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Licenciatura em Letras Língua Portuguesa/Libras/Língua Inglesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3809-
dc.description.sponsorshipOutra agênciapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Recôncavo da Bahiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLiteraturapt_BR
dc.subjectLiteratura brasileirapt_BR
dc.subjectLiteratura francesapt_BR
dc.subjectTexto - Aspectos formaispt_BR
dc.subjectTexto - Aspectos temáticospt_BR
dc.subjectClarice Lispectorpt_BR
dc.subjectConceitos interpretativospt_BR
dc.titleA Paixão segundo G.H., de Clarice Lispector, e o estrangeiro, de Llbert Camus: a construção da existência através da palavrapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoEste estudo investiga aspectos formais e temáticos construtores da existência nas respectivas obras literárias: A Paixão Segundo de G.H., de Clarice Lispector e O Estrangeiro, de Albert Camus. As minhas reflexões estão orientadas acerca das relações ético-sensoriais e o modo que a existência humana está retratada nas obras supracitadas. Posto isso, problematizo aspectos concernentes à fortuna crítica de ambos os autores, evidenciando conceitos interpretativos que auxiliem na compreensão estética, filosófica e sócio histórica referentes às obras supracitadas; busco inter-relacionar elementos semelhantes e distintivos, identificados na análise de ambas narrativas; seleciono aspectos estéticos ligados à forma e ao conteúdo concernentes às ambas experiências ficcionais das personagens, viabilizando discussões acerca da convenção social, dos valores morais e a formação subjetiva do homem na modernidade; e, por fim, discuto a percepção do Absurdo, vivenciada por cada personagem, compreendendo suas distintas experiências filosófico-existenciais. À medida que analiso as existências narradas, uma vasta perspectiva de observação se faz perceptível. No entanto, as percepções, atos e demais aspectos que formam a vida de cada personagem foram os elementos que orientaram as relações estéticas, filosóficas e psicológicas, aqui realizadas. Diante das discussões feitas, concluo que Camus e Clarice, sob estéticas diferentes, nos levam a divisar com os mesmos “muros” do absurdo, onde a razão se restringe diante da incompreensão da vida. Ambos romances nos direcionam a atitudes lúcidas, posto que uma economia de pensamento e de linguagem orienta o processo de subjetividade do homem na contemporaneidade, levando-o a equilibrar seus desejos e a sobreviver diante da irracionalidade de sua própria condição existencial.pt_BR
dc.degree.levelLicenciaturapt_BR
dc.contributor.advisor1Bispo, Ângela Vilma Santos-
dc.contributor.referee1Santiago, Ana Rita-
dc.contributor.referee2Reis, Ricardo Pacheco-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCFP - Centro de Formação de Professorespt_BR
dc.publisher.initialsUFRBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURA COMPARADApt_BR
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