Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3793
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
metadata.dc.degree.level: | Licenciatura |
Título : | Tecnologias assistivas e estratégias facilitadoras para o aprendizado da língua portuguesa por alunos surdos |
metadata.dc.creator: | Santos, Dolayne Patrícia dos |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Santos, Fernanda Maria Almeida dos |
metadata.dc.contributor.referee1: | Almeida, Ayane Nazarela Santos de |
metadata.dc.contributor.referee2: | Santos, Emmanuelle Félix dos |
Citación : | SANTOS, Dolayne Patrícia dos. Tecnologias assistivas e estratégias facilitadoras para o aprendizado da língua portuguesa por alunos surdos. 2019. 118 f. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Licenciatura em Letras Língua Portuguesa/Libras/Língua Inglesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2019. |
metadata.dc.description.resumo: | O presente trabalho apresenta uma discussão acerca do processo de ensino do Português escrito para alunos Surdos inseridos em práticas de letramento subsidiadas por Tecnologias Assistivas e outros recursos interativos, através de uma investigação in loco, realizada no período de outubro a novembro de 2018, e da análise de dados obtidos a partir de observações diretas nãoparticipantes, feitas na sala de recursos multifuncionais de uma escola da rede pública municipal de Amargosa-BA, onde é prestado o atendimento educacional especializado a um aluno Surdo. Levando em conta que a aquisição do Português propicia aos sujeitos Surdos experimentações, desafios, surpresas e novas possibilidades de expressão numa segunda língua, favorecendo a comunicação e interação em diferentes meios sociais, este trabalho objetiva investigar como as Tecnologias Assistivas e outros recursos interativos são utilizados como elementos facilitadores do aprendizado da Língua Portuguesa (L2), pelos alunos Surdos nas salas de recursos multifuncionais. De modo específico, pretendeu-se identificar se, de fato, as tecnologias assistivas são utilizadas pelas professoras no ensino do aluno Surdo incluído nessa sala e de que modo contribuem com o ensino. Observou-se ainda, como ocorre o processo de ensino/aprendizagem do aluno nessa escola. Para tanto, faz-se uso de uma metodologia de investigação qualitativa, fundamentada em uma análise explicativa. O referencial teórico do trabalho é composto por estudos/análises de Mendes, Cia e Tannús-Valadão (2015), que tratam da organização e funcionamento do atendimento educacional especializado, Mendes, Cia e D’Affonseca (2015) que tratam da inclusão escolar e a avaliação do público-alvo da educação especial, Bersch (2013), que trata de tecnologias assistivas. Ademais, embasa-se nos postulados sobre leitura, escrita e práticas de letramento para Surdos de Quadros (1999), Quadros e Schmiedt (2006), Salles et al. (2004), bem como nos estudos investigativos de Santos (2009). No mais, argumenta-se, através das análises feitas, que as práticas estimulavam o aluno Surdo a avançar gradualmente, conferindo-lhe autonomia e independência. E isso se concretizou pela sensibilidade das professoras com as necessidades do aluno, demonstrada por meio do uso de estratégias que facilitam o ensino do Português, partindo sempre da Libras para a segunda língua, ação que faz o aluno responder positivamente aos inputs empregados. A utilização das tecnologias assistivas e de outros recursos interativos mediante as práticas foi um outro fator relevante durante o processo, porque agregam a essas práticas mais interação e leveza e atraía o aprendiz, desenvolvendo suas habilidades de escrita e de leitura (silenciosa de códigos), de apreensão de significados, de capacidade de interação e comunicação. Verifica-se, destarte, que as tecnologias assitivas e outros recursos interativos são ferramentas facilitadoras das práticas de ensino do português escrito com alunos Surdos. |
Palabras clave : | Língua portuguesa Escrita - Português Letramento Tecnologia assistiva Surdos |
Editorial : | Universidade Federal do Recôncavo da Bahia |
metadata.dc.publisher.department: | CFP - Centro de Formação de Professores |
Fecha de publicación : | 22-feb-2019 |
metadata.dc.subject.cnpq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.date.available: | 2024-10-08T21:52:13Z |
URI : | http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3793 |
Aparece en las colecciones: | CFP - Licenciatura em Letras - TCC |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
Tecnologias_Assistivas_Estrategias_TCC.pdf | 2,49 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.