Caboclo - Repositório Institucional UFRB CFP - Centro de Formação de Professores CFP - Cursos de Graduação CFP - Licenciatura em Letras - TCC
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3793
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantos, Dolayne Patrícia dos-
dc.date.accessioned2024-10-08T21:52:13Z-
dc.date.available2024-10-08T21:52:13Z-
dc.date.issued2019-02-22-
dc.identifier.citationSANTOS, Dolayne Patrícia dos. Tecnologias assistivas e estratégias facilitadoras para o aprendizado da língua portuguesa por alunos surdos. 2019. 118 f. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Licenciatura em Letras Língua Portuguesa/Libras/Língua Inglesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3793-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Recôncavo da Bahiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLíngua portuguesapt_BR
dc.subjectEscrita - Portuguêspt_BR
dc.subjectLetramentopt_BR
dc.subjectTecnologia assistivapt_BR
dc.subjectSurdospt_BR
dc.titleTecnologias assistivas e estratégias facilitadoras para o aprendizado da língua portuguesa por alunos surdospt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho apresenta uma discussão acerca do processo de ensino do Português escrito para alunos Surdos inseridos em práticas de letramento subsidiadas por Tecnologias Assistivas e outros recursos interativos, através de uma investigação in loco, realizada no período de outubro a novembro de 2018, e da análise de dados obtidos a partir de observações diretas nãoparticipantes, feitas na sala de recursos multifuncionais de uma escola da rede pública municipal de Amargosa-BA, onde é prestado o atendimento educacional especializado a um aluno Surdo. Levando em conta que a aquisição do Português propicia aos sujeitos Surdos experimentações, desafios, surpresas e novas possibilidades de expressão numa segunda língua, favorecendo a comunicação e interação em diferentes meios sociais, este trabalho objetiva investigar como as Tecnologias Assistivas e outros recursos interativos são utilizados como elementos facilitadores do aprendizado da Língua Portuguesa (L2), pelos alunos Surdos nas salas de recursos multifuncionais. De modo específico, pretendeu-se identificar se, de fato, as tecnologias assistivas são utilizadas pelas professoras no ensino do aluno Surdo incluído nessa sala e de que modo contribuem com o ensino. Observou-se ainda, como ocorre o processo de ensino/aprendizagem do aluno nessa escola. Para tanto, faz-se uso de uma metodologia de investigação qualitativa, fundamentada em uma análise explicativa. O referencial teórico do trabalho é composto por estudos/análises de Mendes, Cia e Tannús-Valadão (2015), que tratam da organização e funcionamento do atendimento educacional especializado, Mendes, Cia e D’Affonseca (2015) que tratam da inclusão escolar e a avaliação do público-alvo da educação especial, Bersch (2013), que trata de tecnologias assistivas. Ademais, embasa-se nos postulados sobre leitura, escrita e práticas de letramento para Surdos de Quadros (1999), Quadros e Schmiedt (2006), Salles et al. (2004), bem como nos estudos investigativos de Santos (2009). No mais, argumenta-se, através das análises feitas, que as práticas estimulavam o aluno Surdo a avançar gradualmente, conferindo-lhe autonomia e independência. E isso se concretizou pela sensibilidade das professoras com as necessidades do aluno, demonstrada por meio do uso de estratégias que facilitam o ensino do Português, partindo sempre da Libras para a segunda língua, ação que faz o aluno responder positivamente aos inputs empregados. A utilização das tecnologias assistivas e de outros recursos interativos mediante as práticas foi um outro fator relevante durante o processo, porque agregam a essas práticas mais interação e leveza e atraía o aprendiz, desenvolvendo suas habilidades de escrita e de leitura (silenciosa de códigos), de apreensão de significados, de capacidade de interação e comunicação. Verifica-se, destarte, que as tecnologias assitivas e outros recursos interativos são ferramentas facilitadoras das práticas de ensino do português escrito com alunos Surdos.pt_BR
dc.degree.levelLicenciaturapt_BR
dc.contributor.advisor1Santos, Fernanda Maria Almeida dos-
dc.contributor.referee1Almeida, Ayane Nazarela Santos de-
dc.contributor.referee2Santos, Emmanuelle Félix dos-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCFP - Centro de Formação de Professorespt_BR
dc.publisher.initialsUFRBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADApt_BR
Aparece na(s) coleção(ões):CFP - Licenciatura em Letras - TCC

Arquivo(s) associado(s) a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Tecnologias_Assistivas_Estrategias_TCC.pdf2,49 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.