Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3793
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Santos, Dolayne Patrícia dos | - |
dc.date.accessioned | 2024-10-08T21:52:13Z | - |
dc.date.available | 2024-10-08T21:52:13Z | - |
dc.date.issued | 2019-02-22 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Dolayne Patrícia dos. Tecnologias assistivas e estratégias facilitadoras para o aprendizado da língua portuguesa por alunos surdos. 2019. 118 f. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Licenciatura em Letras Língua Portuguesa/Libras/Língua Inglesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3793 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Recôncavo da Bahia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Língua portuguesa | pt_BR |
dc.subject | Escrita - Português | pt_BR |
dc.subject | Letramento | pt_BR |
dc.subject | Tecnologia assistiva | pt_BR |
dc.subject | Surdos | pt_BR |
dc.title | Tecnologias assistivas e estratégias facilitadoras para o aprendizado da língua portuguesa por alunos surdos | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente trabalho apresenta uma discussão acerca do processo de ensino do Português escrito para alunos Surdos inseridos em práticas de letramento subsidiadas por Tecnologias Assistivas e outros recursos interativos, através de uma investigação in loco, realizada no período de outubro a novembro de 2018, e da análise de dados obtidos a partir de observações diretas nãoparticipantes, feitas na sala de recursos multifuncionais de uma escola da rede pública municipal de Amargosa-BA, onde é prestado o atendimento educacional especializado a um aluno Surdo. Levando em conta que a aquisição do Português propicia aos sujeitos Surdos experimentações, desafios, surpresas e novas possibilidades de expressão numa segunda língua, favorecendo a comunicação e interação em diferentes meios sociais, este trabalho objetiva investigar como as Tecnologias Assistivas e outros recursos interativos são utilizados como elementos facilitadores do aprendizado da Língua Portuguesa (L2), pelos alunos Surdos nas salas de recursos multifuncionais. De modo específico, pretendeu-se identificar se, de fato, as tecnologias assistivas são utilizadas pelas professoras no ensino do aluno Surdo incluído nessa sala e de que modo contribuem com o ensino. Observou-se ainda, como ocorre o processo de ensino/aprendizagem do aluno nessa escola. Para tanto, faz-se uso de uma metodologia de investigação qualitativa, fundamentada em uma análise explicativa. O referencial teórico do trabalho é composto por estudos/análises de Mendes, Cia e Tannús-Valadão (2015), que tratam da organização e funcionamento do atendimento educacional especializado, Mendes, Cia e D’Affonseca (2015) que tratam da inclusão escolar e a avaliação do público-alvo da educação especial, Bersch (2013), que trata de tecnologias assistivas. Ademais, embasa-se nos postulados sobre leitura, escrita e práticas de letramento para Surdos de Quadros (1999), Quadros e Schmiedt (2006), Salles et al. (2004), bem como nos estudos investigativos de Santos (2009). No mais, argumenta-se, através das análises feitas, que as práticas estimulavam o aluno Surdo a avançar gradualmente, conferindo-lhe autonomia e independência. E isso se concretizou pela sensibilidade das professoras com as necessidades do aluno, demonstrada por meio do uso de estratégias que facilitam o ensino do Português, partindo sempre da Libras para a segunda língua, ação que faz o aluno responder positivamente aos inputs empregados. A utilização das tecnologias assistivas e de outros recursos interativos mediante as práticas foi um outro fator relevante durante o processo, porque agregam a essas práticas mais interação e leveza e atraía o aprendiz, desenvolvendo suas habilidades de escrita e de leitura (silenciosa de códigos), de apreensão de significados, de capacidade de interação e comunicação. Verifica-se, destarte, que as tecnologias assitivas e outros recursos interativos são ferramentas facilitadoras das práticas de ensino do português escrito com alunos Surdos. | pt_BR |
dc.degree.level | Licenciatura | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Santos, Fernanda Maria Almeida dos | - |
dc.contributor.referee1 | Almeida, Ayane Nazarela Santos de | - |
dc.contributor.referee2 | Santos, Emmanuelle Félix dos | - |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | CFP - Centro de Formação de Professores | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRB | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA | pt_BR |
Aparece na(s) coleção(ões): | CFP - Licenciatura em Letras - TCC |
Arquivo(s) associado(s) a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Tecnologias_Assistivas_Estrategias_TCC.pdf | 2,49 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.