Caboclo - Repositório Institucional UFRB CFP - Centro de Formação de Professores CFP - Cursos de Graduação CFP - Licenciatura em Letras - TCC
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3792
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.degree.level: Licenciatura
Título : Refletindo sobre a formação inicial dos licenciandos em letras/língua portuguesa/libras da UFRB/CFP: perspectivas docentes e discentes
metadata.dc.creator: Soares, Rosana dos Santos
metadata.dc.contributor.advisor1: Marins, Midian Jesus de Souza
metadata.dc.contributor.referee1: Oliveira, Theresa Cristina Bastos Costa de
metadata.dc.contributor.referee2: Ribeiro, Sátila Souza
Citación : SOARES, Rosana dos Santos. Refletindo sobre a formação inicial dos licenciandos em letras/língua portuguesa/libras da UFRB/CFP: perspectivas docentes e discentes, Amargosa-BA. 2017. 69 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2017.
metadata.dc.description.resumo: Os estudos em torno da docência em Libras são ainda recentes no cenário nacional. Assim, a presente pesquisa tem como objetivo principal fazer uma reflexão sobre os obstáculos e avanços que envolvem a formação deste profissional na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia – UFRB, campus Amargosa, tendo como base a perspectiva dos docentes e discentes, como principais sujeitos envolvidos neste processo. O corpus do trabalho foi constituído por dois docentes e quatro discentes, o mesmo desenvolveu-se por meio da pesquisa de campo de caráter exploratório descritivo, no qual foi feito a comparação da visão desses dois grupos de sujeitos. Os estudos tiveram como principais referenciais teóricos Gesser (2009), Gatti (2010), Albres (2012), Martins (2012) e Tardif (2012) além de políticas que nortearam essa formação. Por meio da análise e discussão dos dados percebeu-se que a quantidade de docentes ainda é insatisfatória, o que tem impossibilitado a oferta de uma matriz curricular que melhor atenda as necessidades do curso de Letras/Libras da UFRB/CFP o que tem gerado entraves no ensino e aprendizado da Libras e bem como dificultado o seu fazer pedagógico. Mesmo com essas dificuldades que cercam essa formação é notório nesse percurso, avanços significativos desde a instalação desta graduação, como entrada de docentes mesmo em número ainda reduzido, ampliação do acervo na área, além desta como primeira graduação presencial em Letras/Libras contribuir significativamente para as primeiras práticas na educação inclusiva dos surdos amargosenses e cidades circunvizinhas.
Palabras clave : Professores - Formação
Libras
Educação de surdos
Editorial : Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
metadata.dc.publisher.department: CFP - Centro de Formação de Professores
Fecha de publicación : 19-abr-2017
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.date.available: 2024-10-08T21:39:21Z
URI : http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3792
Aparece en las colecciones: CFP - Licenciatura em Letras - TCC

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Refletindo_Sobre_Formacao_TCC_2017.pdf1,67 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.