Caboclo - Repositório Institucional UFRB CFP - Centro de Formação de Professores CFP - Cursos de Graduação CFP - Licenciatura em Letras - TCC
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3792
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSoares, Rosana dos Santos-
dc.date.accessioned2024-10-08T21:39:21Z-
dc.date.available2024-10-08T21:39:21Z-
dc.date.issued2017-04-19-
dc.identifier.citationSOARES, Rosana dos Santos. Refletindo sobre a formação inicial dos licenciandos em letras/língua portuguesa/libras da UFRB/CFP: perspectivas docentes e discentes, Amargosa-BA. 2017. 69 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3792-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Recôncavo da Bahiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectProfessores - Formaçãopt_BR
dc.subjectLibraspt_BR
dc.subjectEducação de surdospt_BR
dc.titleRefletindo sobre a formação inicial dos licenciandos em letras/língua portuguesa/libras da UFRB/CFP: perspectivas docentes e discentespt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoOs estudos em torno da docência em Libras são ainda recentes no cenário nacional. Assim, a presente pesquisa tem como objetivo principal fazer uma reflexão sobre os obstáculos e avanços que envolvem a formação deste profissional na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia – UFRB, campus Amargosa, tendo como base a perspectiva dos docentes e discentes, como principais sujeitos envolvidos neste processo. O corpus do trabalho foi constituído por dois docentes e quatro discentes, o mesmo desenvolveu-se por meio da pesquisa de campo de caráter exploratório descritivo, no qual foi feito a comparação da visão desses dois grupos de sujeitos. Os estudos tiveram como principais referenciais teóricos Gesser (2009), Gatti (2010), Albres (2012), Martins (2012) e Tardif (2012) além de políticas que nortearam essa formação. Por meio da análise e discussão dos dados percebeu-se que a quantidade de docentes ainda é insatisfatória, o que tem impossibilitado a oferta de uma matriz curricular que melhor atenda as necessidades do curso de Letras/Libras da UFRB/CFP o que tem gerado entraves no ensino e aprendizado da Libras e bem como dificultado o seu fazer pedagógico. Mesmo com essas dificuldades que cercam essa formação é notório nesse percurso, avanços significativos desde a instalação desta graduação, como entrada de docentes mesmo em número ainda reduzido, ampliação do acervo na área, além desta como primeira graduação presencial em Letras/Libras contribuir significativamente para as primeiras práticas na educação inclusiva dos surdos amargosenses e cidades circunvizinhas.pt_BR
dc.degree.levelLicenciaturapt_BR
dc.contributor.advisor1Marins, Midian Jesus de Souza-
dc.contributor.referee1Oliveira, Theresa Cristina Bastos Costa de-
dc.contributor.referee2Ribeiro, Sátila Souza-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCFP - Centro de Formação de Professorespt_BR
dc.publisher.initialsUFRBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIALpt_BR
Aparece na(s) coleção(ões):CFP - Licenciatura em Letras - TCC

Arquivo(s) associado(s) a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Refletindo_Sobre_Formacao_TCC_2017.pdf1,67 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.